Álbum de fotos
Apoio à pesquisa
Saiba Mais
Biblioteca
Sala de Aula
EDUCAÇÃO INFANTIL
Comunicados
Sala de aula


Contos de fada, música e muita diversão

Durante as atividades do Projeto “Junte-se a Nós” em 2010, foram diversas  as  participações de papais  e mamães, que  se envolveram  em  momentos de muita criatividade, conhecimento e entusiasmo. 
Finalizando o  “Junte-se a Nós” deste ano, Luis Fernando - Tradutor e Professor de Inglês e  pai da aluna Lara do Maternal A - encantou as crianças  com uma das histórias preferidas pelo grupo: Branca de Neve e os Sete Anões, Snow White and the 7 Dwarfs  e a música
Heigh-ho, heigh-ho, It’s home from work we go.

As crianças participaram deste momento com alegria. Finalizaram  a atividade com uma linda pintura e com  interesse  de sobra para o  próximo ano.

________________________________________


Projeto “Junte-se a Nós”
Lições de respeito aos animais

O contato com os animais é uma maneira vantajosa  para as crianças aprenderem lições de sociabilização, meio ambiente e responsabilidade.
Está mais que provado, tanto por trabalhos científicos, quanto por experiências práticas, que o contato saudável e a posse responsável de bichinhos de estimação trazem muitos benefícios para o desenvolvimento infantil. O contato com animais  promove  a experiência com o jeito de viver  de  um outro ser, que  também deve ser respeitado.
Dessa forma, essa vivência  ajuda a criança a despertar uma consciência de diversidade, não só de meio ambiente, mas de mundo também.
Finalizando o tema de estudo “Os Mamíferos”, Thatiana, mãe da aluna Manuela - Maternal A, trouxe para a Escola seu lindo cachorro Bady da raça Golden. O objetivo desse encontro foi despertar nas crianças, o respeito, o carinho, o amor e  o  cuidado  que devemos ter com os animais.

Foi um momento de muita euforia, tanto pelas crianças, quanto pelo Bady. Os alunos ficaram atentos nas explicações e admirados com o comportamento do cachorro!

________________________________________

Imagem Corporal -  um reconhecimento  de  si e do outro

Na Educação Infantil, a criança apropria-se progressivamente da imagem global de seu corpo, reconhecendo e identificando seus segmentos e elementos, através de brincadeiras diante do espelho, jogos, observação e pesquisa de partes do corpo, em si  mesmo e em outras crianças, em obras de arte ou fotografias, nas quais  são  retratadas.
A turma do Jardim I B realizou uma pesquisa com chapas de raio X, identificando como somos "por dentro". Os pequenos observaram  ossos de pé, costela, crânio. Visitaram o Laboratório de Biologia e puderam  ver de perto um esqueleto humano, verificando todas as partes da estrutura corporal. Depois da curiosa visita, as crianças fizeram o registro, ao qual desenharam um esqueleto. Este trabalho possibilitou  o conhecimento e a consciência do próprio corpo, bem como, a importância do movimento para  expressar  ideias e emoções.

________________________________________

Mãos à obra

Por meio das atividades artísticas , as crianças ampliam sua sensibilidade, percepção, reflexão e imaginação do mundo que as cerca.
Durante este ano, os alunos do Maternal C puderam se expressar, criando produções e misturas em propostas de pintura coletiva. Uma verdadeira demonstração de cores, alegria e muita arte.
Que diversão, confira!


________________________________________

Desenhando e brincando com a Natureza

Mahiti, mãe da aluna Mariana do Maternal A, participou de um momento especial na Escola, em que as crianças tiveram a possibilidade de criar desenhos, através do carimbo de suas mãos. Durante a atividade, o grupo estava muito animado. Primeiro, os pequenos observaram a grande árvore do parque e começaram a descrever o que viam nela. Depois, cada aluno soltou a imaginação e reproduziu sua árvore com cores e detalhes diversos. No final, os pequenos criaram uma única árvore, em que cada criança carimbou sua mão, desenhou frutas, pássaros, folhas e flores, dando o seu toque de criatividade.

A atividade foi muito divertida!

________________________________________

Projeto “Junte-se a Nós” - O mundo mágico da literatura infantil

Os pequenos do Maternal se encantam ao  ouvir e  participar de diversas histórias da literatura infantil. Essas  belas narrativas  são  contadas na sala de aula, na biblioteca, no momento do parque ou na roda de conversa. 

Ana Paula, mãe da aluna Juliana, do Maternal A, nos presenteou com a criação de fantoches de personagens e, junto às crianças, montou o cenário da história. Foi um momento mágico! As crianças viajaram pelo mundo da imaginação, aflorando a criatividade e despertando o gosto pelas histórias.

________________________________________

O fabuloso mundo das aves

Os alunos do Jardim A aprofundaram seus estudos sobre as aves com a visita ao Jardim Zoológico. Este passeio pedagógico teve o intuito de sensibilizar os alunos com relação à importância dos animais para a vida do planeta, além de informá-los sobre quais são as espécies ameaçadas de extinção, como a Arara Azul, Águia Cinzenta, Periquito Rei, Papagaio da Serra, entre outros. Os pequenos saíram do zoológico encantados com tanta beleza e diversidade.

________________________________________

Projeto “Junte-se a Nós”
Nas telas da imaginação 

As crianças começam a ter contato com a arte na Educação Infantil. Nesta fase, elas sonham com o imaginário, inventam e descobrem um mundo diferente, aventuram-se  pelos caminhos do novo , sem  receio de criar.
Renata, mãe do aluno Pedro Ramirez do Maternal B, deu um show de artes com os pequenos. Durante a atividade, as crianças receberam quadros e pincéis, usaram toda sua criatividade para produzir , explorando espaços, cores, e texturas.
Foi muito divertido!

________________________________________

Brinquedo e Brincadeiras, olhares de uma infância

Brincar é tão importante e sério para a criança, como trabalhar é para o adulto. Isso explica por que encontramos tanta dedicação da criança em relação ao brincar. Brincando, ela imita gestos e atitudes do universo adulto, descobre o mundo, vivencia leis, regras, experimenta sensações.

Antigamente, a brincadeira estava garantida pela dimensão  das casas, nas ruas, nos parques. Hoje, as crianças vêm sistematicamente perdendo o espaço, especialmente para o brincar coletivo, tão importante para o aprendizado social.

  
Por este motivo, proporcionamos uma semana bem divertida e animada, resgatando as brincadeiras e músicas, especialmente preparadas para os  nossos alunos. No final, todos os pequenos confeccionaram brinquedos para doação, mostrando o quanto a brincadeira desperta e estimula  o lado social e afetivo  da criança.      
  
  
  

________________________________________

Projeto "Junte-se a Nós": brincando e aprendendo com a pintura no Jardim I

No dia 15/9, recebemos a presença de Patrizia, mãe da aluna Helena - Jardim I A, que nos proporcionou uma manhã cheia de novos conhecimentos. Colocamos a mão na massa e aprendemos a técnica da pintura em porcelana. A atividade consistiu em desenhar sobre uma placa, utilizando diversas cores e criando desenhos mágicos.

Foi um aprendizado e tanto!

________________________________________

Os Contos de Fada no Maternal

As turmas de Maternal estão conhecendo o gênero  Contos de Fada. Esse é um trabalho diário, em que os pequenos desenvolvem a leitura e a escrita, além de terem estimuladas a imaginação e a criatividade, assim como o despertar da “veia artística” de cada criança.

Nesse universo de fantasia, de princesas e  heróis, bruxas  e fadas, as crianças têm a possibilidade de vivenciar a própria história, dramatizando, desenhando, dançando, criando cenários - e, inclusive, preparando na Culinária deliciosos pratos que fazem parte dessas histórias!

_________________________________________

Informática não é só para gente grande!

O Augusto Laranja está bastante atento em passar às crianças todas as oportunidades para um contato saudável com a Informática, como ferramenta no processo de aquisição do conhecimento.
Sendo assim, não é importante que o aluno saiba apenas apertar as teclas e mexer no mouse. Este é, sim, um trabalho que busca também desenvolver o conhecimento do ambiente, das regras e diferentes possibilidades de aprendizado no Laboratório de Informática.
Durante o ano, as turmas de Maternal têm realizado diversas atividades nas aulas de Informática, que incluem a “descoberta” do equipamento e o uso coletivo do computador com projetor multimídia – no qual se trabalha com cantigas, parlendas, histórias, jogos, filmes de histórias como “A Branca de Neve e os Sete Anões” etc. Agora, neste 3º Trimestre, um trabalho de contato individual com as máquinas foi iniciado, em que cada criança terá chances de pensar, refletir e criar soluções.
O objetivo da Informática, portanto, vai além de levar as crianças a brincar no computador. O foco aqui é o desenvolvimento cognitivo da criança, favorecido por uma metodologia adequada por parte dos professores.

Confiram esses grandes momentos de aprendizado!

_________________________________________

Projeto "Junte-se a Nós": mãe médica pediatra ensina o valor nutricional das frutas

Os alunos do Maternal A, dentro do Projeto da UNESCO sobre árvores frutíferas, durante o ano tiveram contato com diversas frutas. Além de saboreá-las, realizaram diversas atividades na Culinária e na Informática e criaram jogos com o tema. O ponto alto foi a especial visita da médica pediatra Mônica, mãe do Leonardo, que apresentou ao grupo o valor nutricional de cada fruta. Ao final desse encontro, todos ajudaram a fazer uma mistura com várias frutas, formando uma grande e deliciosa salada! "Precisamos comer todas elas, porque em cada uma, se encontra uma vitamina importante para o nosso corpo”, completou nossa convidada.

_________________________________________

Jardim II visita a Cia. dos Bichos

Para proporcionar aos nossos alunos um contato direto com a Natureza e os animais, no dia 15 de setembro o Jardim II realizou uma visita à Cia. dos Bichos.

Na minifazenda, eles aprenderam noções básicas sobre animais domésticos, bem como conceitos sobre o nascimento dos animais, sua alimentação, classificação, cuidados específicos e curiosidades. Por meio de atividades relacionadas à educação ambiental, as crianças ampliaram seus conhecimentos, com muita diversão!

_________________________________________

Projeto "Junte-se a Nós"

Você já ouviu uma orquestra tocando ao vivo? Já pensou na magia que é juntar tantos instrumentos diferentes em um mesmo palco?

Dentro do "Junte-se a Nós", os alunos foram presenteados com a maravilhosa apresentação do Sr. Renato Misiuk – pai da aluna Alexia Misiuk, do Jardim I B. Maestro titular e idealizador do Allegro Coral e Orquestra, desenvolve trabalhos com música erudita em concertos sinfônicos e cerimônias e coordena projetos como instrumentista na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Embalados ao som de obras-primas como Primavera de Vivaldi, além dos temas dos filmes A Bela e a Fera, Pinóquio e do famoso Trenzinho Caipira, de Villa Lobos, todos se emocionaram! Com certeza, essa oportunidade fez os corações de alunos e professores baterem num ritmo diferente!

_________________________________________

Projeto "Junte-se a Nós": oficina de tye-dye no Jardim I

O Projeto "Junte-se a Nós" é um espaço aberto pelo Colégio para a participação mais próxima dos pais no cotidiano escolar de seus filhos. Parte da constatação de que a presença da família no desenvolvimento de uma atividade com o grupo, da qual é conhecedora, é muito importante para a vida afetiva e emocional da criança.
Dentro dessa proposta, Cintia, mãe da Isabella do Jardim I B, é uma das mães que já "colocou a mão na massa" e ensinou aos alunos uma técnica muito simples e divertida de tingimento de tecidos. Chamada tie-dye, que significa "amarrar e tingir", consiste basicamente em amarrar o tecido de formas diferentes e tingi-lo. Depois de aplicar a técnica em camisetas, os alunos ainda receberam miçangas para enfeitar as mesmas - ou seja, para "customizá-las" - com muita criatividade! Confiram as fotos!

_________________________________________

Celebrando a biodiversidade na Culinária

Durante o projeto sobre diferentes espécies de aves, os alunos do Jardim I A pesquisaram algumas características fundamentais desses animais. Dúvidas surgiram entre o grupo, como: cor de penas, número de dedos, bicos, tipos de alimentos, tipos de moradias etc. Por meio de pesquisas e leitura de livros, as crianças passaram a perceber a importância das aves na biodiversidade do Planeta. E, para complementar o trabalho de forma lúdica e muito "saborosa", sugeriram preparar, em nossa Culinária, biscoitos com formato de pássaros! Confira o resultado nas fotos abaixo...

__________________________________________

Dia dos Pais 2010

Em homenagem ao dia 08/8, a Educação Infantil do Augusto Laranja convidou pais e alunos para uma manhã diferente no sábado, dia 07. Juntos, eles participaram da “Gincana de Pais e Filhos”, que, entre outras divertidas atividades, incluiu oficina de confecção de brinquedos, desafios com massinhas, jogos em duplas, além de um delicioso café da manhã. Ao final, todos saíram satisfeitos com seus “presentes”.
Em todas as atividades propostas, o principal objetivo foi aproximar os participantes, possibilitando-lhes compartilhar de um momento especial de diversão, de integração, de afeto.

Confira momentos dessa confraternização.

__________________________________________

Maternal visita Estação Natureza para estudar os animais

Os alunos deram início ao Projeto "Mamíferos" com o estudo do meio à Fazendinha Estação Natureza, em 13/8. Lá, puderam vivenciar momentos gostosos e enriquecedores para a aprendizagem, através do contato com diversos animais, entre eles: cavalos, vacas, bezerros, além de patos e pássaros. Observaram as características dos mamíferos e aprenderam que devem sempre respeitar e preservar todos os animais.

__________________________________________

Estudo do meio em Borboletário

Dando prosseguimento ao Projeto Insetoinvestigação: descobrindo o mundo dos insetos”, os alunos do Jardim II A e B visitaram o Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira, no final de junho. Lá, puderam interagir com as personagens principais – as borboletas! - por meio de painéis educativos e informativos, viveiros de exposição (onde também são coletados ovos), laboratório de lagartas (local para se desenvolverem) e horto (produção de plantas para alimento das lagartas). O objetivo primordial da visita foi aprofundar o estudo acerca desse inseto, assim como levar as crianças a refletir sobre a conservação ambiental.


__________________________________________

Brincando é que se aprende Matemática!

A contagem é uma das primeiras formas que a criança tem de entrar em contato com o sentido de número. Isto ocorre espontaneamente com as crianças da Educação Infantil do Augusto Laranja, por meio de brincadeiras do cotidiano infantil, além de vivências e experimentações envolvendo relações de quantidade, espaço e tempo.


__________________________________________

Habilidades motoras no Maternal

Para expressar gestos, sensações e habilidades, os alunos do Maternal são estimulados a fazer uso das mãos e dos pés constantemente nas atividades. Assim, realizam colagens de papéis, de macarrões e barbantes, exercitam ações como abrir e fechar botões, dar laços, fechar e abrir zíper etc. 
O trabalho com motricidade refinada, através de atividades do dia a dia, faz parte de um rico universo educacional que proporciona às crianças mais facilidade no processo de alfabetização, além de desenvoltura para que se desenvolvam com independência.

__________________________________________

Dia Mundial do Meio Ambiente na Educação Infantil

A partir de pesquisas e atividades criativas, os alunos da Educação Infantil celebraram o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho. O objetivo foi levar as crianças a participarem da construção de valores básicos da consciência cidadã, para que, no futuro, possam adquirir hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação e ao desenvolvimento sustentável da Terra. O melhor caminho a ser trilhado é fazer da escola um centro de mudança de valores, hábitos e atitudes.

___________________________________________

A atividade artística na Educação Infantil

A criança dessa faixa etária encontra-se em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. E, nessa fase, as atividades artísticas constituem ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que colocam ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação. Quando as habilidades infantis são estimuladas, elas ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Isso acontece em um ambiente de diálogo entre todos os participantes da turma - questão fundamental para a comunicação ampla -, que será ampliado, desenvolvido, trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância, para que a criança obtenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.

___________________________________________

Vivenciando as profissões

Escolinha, hospital, aviação, futebol, teatro... Quem nunca "fez de conta" que trabalhava nessas áreas? Muitos desses sonhos acabam ficando somente nas memórias da infância, mas há pessoas que se encantam tanto com a brincadeira, que levam o desejo de criança para a vida adulta.
Assim, os alunos da Educação Infantil desenvolveram o Projeto “Profissões”, por meio do qual puderam conhecer as diversas ocupações existentes no meio social onde estão inseridos, a profissão de seus pais, os modos de ser, viver e trabalhar de diversos grupos e familiarizar-se com os diversos profissionais existentes no Colégio.

___________________________________________

Jardim I faz visita ao Aquário de São Paulo

A Organização das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. É uma celebração da vida na Terra e do valor da biodiversidade para a vida da humanidade.

Dentro desse tema, a turma do Jardim I B realiza um projeto sobre a vida existente no mar, suas ameaças e o que podemos fazer para preservar as espécies e a água.

A primeira etapa foi a sensibilização dos alunos, por meio de uma visita ao Aquário de São Paulo, no Ipiranga. Lá, eles perceberam a participação humana em harmonia com o meio ambiente, com intuito de protegê-lo, bem como a importância da conservação da biodiversidade marinha e costeira para a manutenção da vida no planeta. Ficaram, também, "por dentro" de muitas curiosidades. Uma delas foi sobre o pinguim de Magalhães: você sabia que essa é uma espécie que aprecia temperaturas mais quentes, em torno dos 27º C?

___________________________________________

Dia das Mães é comemorado pelas turmas da Educação Infantil

Foi com muito carinho e emoção que comemoramos o Dia das Mães, durante a semana de 03 a 07 de maio. As mamães foram convidadas a vir ao Colégio e a participar, junto com seus filhos, de vivências sensoriais especialmente organizadas para homenageá-las.
Em uma das atividades, por meio da sombra a mãe era desafiada a identificar seu filho. Em outra, com os olhos vendados os alunos tateavam suas mães. E teve até sessão de massagem para as convidadas relaxarem!
Ao final de cada momento, os alunos entregaram para suas mães uma caixinha decorada por eles, contendo uma receita de gostosos biscoitinhos para, juntos, prepararem em casa. Tudo isso embalado pela canção “Eu sei que vou te amar”, singelamente tocada ao violino pelo Prof. Otávio, de Música.
Confira alguns momentos desses emocionantes eventos.

___________________________________________

Almoço com o Jardim I

Em uma das atividades do projeto Estamos Crescendo, os alunos do Jardim I realizaram um delicioso almoço no dia 30/4. As crianças participaram de todas as etapas, desde a elaboração do menu ao preparo dos pratos. E, ainda, almoçaram utilizando seus próprios talheres! O objetivo de incentivar a autonomia em relação à alimentação foi totalmente alcançado e comemorado por todos. Dessa forma, por meio da prática de pequenas ações, o conhecimento é levado a nossas crianças de maneira prazerosa e descontraída.

___________________________________________

Espaço Sideral

Durante este 1º período, o Jardim II estudou "O Espaço Sideral". Os alunos realizaram diversas atividades relacionadas ao tema: leram, pesquisaram, assistiram a vídeos e Dvd's, produziram textos, listas, desenhos e muito mais. O ponto forte desse trabalho foi o investimento no aprendizado de cada um! Houve também uma contribuição "estrelar"  do aluno Pedro, do Jardim II B, que proporcionou a todos conhecer mais sobre os astros que compõem o Sistema Solar.
Nos rostinhos voltados para o teto da sala, as expressões de espanto e de curiosidade testemunharam o prazer da descoberta do mundo da Astronomia!

___________________________________________

A contação de histórias na Educação Infantil

Contar história para crianças é poder rir, entrar no mundo mágico da fantasia, relembrar momentos da nossa infância e trabalhar com as situações vividas pelas personagens, podendo, também, encontrar soluções para problemas. Com a contação de histórias, as crianças passam a ter novas sensações, desenvolvendo a imaginação e fazendo uma relação entre o mundo da fantasia e a sua realidade.

Aqui no Augusto Laranja a história está presente todos os momentos, seja por meio da narração de um livro, de uma história com fantoches, das histórias narradas com músicas ou das histórias dramatizadas com as próprias crianças - em que elas próprias criam o texto, de forma lúdica, criativa e muito divertida.

___________________________________________

O papel de cada um

Sendo a família a primeira forma de contato social da criança, é importante que ela compreenda a sua estrutura. Assim, os alunos do Maternal C vieram ao Colégio caracterizados de "papai" e "mamãe" e a sala de aula transformou-se em uma "casa" de verdade! As crianças vivenciaram esses papéis com muita alegria e disposição!

___________________________________________

Saboreando as frutas

A partir das frutas, os alunos da Educação Infantil têm ampliado seu aprendizado. Eles se envolvem na elaboração de receitas, conhecem os nomes das árvores frutíferas e apreciam suas imagens, pesquisam e comparam as frutas, levantando as principais características de cada uma delas.

A maravilhosa variedade sensorial relacionada à alimentação nos permite trabalhar conteúdos em diversas áreas, como Arte, Leitura e Escrita, Matemática, Ciências e Música. E as crianças simplesmente adoram!


___________________________________________

O papel da Arte na Educação Infantil

É possível perceber o mundo de hoje e as relações humanas, sem a presença da arte?
Desde pequena, a criança encontra nos desenhos, na música e nos jogos de "faz-de-conta" o caminho para a manifestação das suas percepções e para a descoberta do mundo que a cerca. Através das brincadeiras e dos jogos, nossos alunos articulam a imaginação dramática e gráfica, descobrindo suas capacidades e habilidades sociais.

___________________________________________

O brincar na Educação Infantil 

A brincadeira é um meio de recreação, prazer, comunicação e, também, de aprendizado! Assim são as brincadeiras de faz-de-conta, que acontecem na casinha, no parque ou na sala de aula. Brincando, a criança desenvolve potencialidades: ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando à criança desenvolver sua inteligência, sensibilidade, habilidades e criatividade, além de auxiliá-la a socializar-se com outras crianças e com os adultos.

___________________________________________

Festa do Caderno!

Este momento de "passagem" - o recebimento do primeiro caderno - é celebrado com festa especial, preparada pelas crianças do Jardim I, com muita emoção e alegria. Afinal, elas estão iniciando uma nova fase da vida acadêmica, em que certamente terão desafios, descobertas, aprendizagem e crescimento! 
Confiram as fotos.

____________________________________________

Estamos Crescendo!

O estudo deste projeto pelo Jardim I tem por finalidade incentivar a autonomia dos alunos por meio de pequenas ações, evidenciando as mudanças ocorridas nas diversas fases do crescimento e desenvolvimento de cada um. Os alunos do Jardim I A e B vêm realizando atividades lúdicas, nas quais a prática do exercício acrescenta conhecimento. Assim, amadurecem também a capacidade de socialização, através da interação com amigos e da experimentação de regras e papéis sociais.

 

 

 


 

Aconteceu em 2009.

Aconteceu em 2008.

Aconteceu em 2007.

 

Vida Marinha Online