Sala de Aula


Acompanhamento
Álbum de Fotos
Apoio à pesquisa
Biblioteca
Boletim
FUNDAMENTAL II
Comunicados
Gabaritos
Sala de aula
Tarefas


Receita do sabonete líquido do Circuito Educação

Para quem adorou o sabonete líquido feito na Estação Ciências do Circuito Educação e quer repetir em casa, segue a receita:

Ingredientes:
- 200 ml de base para shampoo/sabonete perolada
- 700 ml de água destilada ou filtrada
- 20 ml de anfótero
- 10 ml de lauril
- 10 ml de essência de sua preferência
- 10 gotas de corante a base de água

Modo de Preparo:
Coloque a base de sabonete perolada e a água em uma vasilha de plástico e misture bem. Acrescente o anfótero e misture. Depois, acrescente o lauril misturando devagar para não espumar. Por último coloque a essência e o corante e misture novamente.

Dica:
Se quiser mais consistência acrescente mais anfótero.

Rendimento por receita:
6 a 8 frascos de 120 ml.

______________________________________________

Rosa Costa visita instituição vinculada ao GRAACC

Nossa diretora institucional, Rosa Costa, fez uma visita à Casa Ronald McDonald São Paulo (conhecida como Casinha) acompanhada de Tleigy, voluntária da casa, ex-aluna e mãe da aluna Gabriela Milan Riquetto, do 7º Ano do Ensino Fundamental II. Ela participou da rotina, fazendo tapeçaria, jogando com os pacientes e por fim lanchando com eles. O carinho e atenção estavam presentes a todo momento. Rosa também conversou com a Sra. Léa Della Casa Mingione, que é uma das fundadoras do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) e presidente da Casinha e com a Marta Mingione, coordenadora administrativa da casa. Foi uma oportunidade gratificante e inesquecível.

______________________________________________

Xadrez: Alunos que são professores

Elaborar o conhecimento e poder explicitá-lo é um desafio para os alunos e deve ser encorajado pelos professores. Quando o aluno se sente à vontade para repassar seus aprendizados, podemos vê-lo como autor do seu processo de aprendizagem: conhecimento significativo.
São muitas as metodologias para estimular o aluno a ensinar o que aprendeu. Uma delas aconteceu em setembro. Duas alunas do 5º Ano se propuseram a dar uma aula de Xadrez para os alunos do 2º Ano. Discutimos qual seria o conteúdo e o método, pois toda aula só pode acontecer se for bem planejada.
Giovanna Cury e Lorena Mader (5º Ano A) planejaram, então, ensinar ao 2º Ano A um conteúdo ainda não trabalhado pelo professor. A aula foi dividida em dois momentos: primeiro, as duas estratégias do xeque-mate com duas torres e, depois, uma partida no tabuleiro mural, utilizando a linguagem do Xadrez.
Os alunos aprenderam de uma forma diferenciada. As meninas mostraram seus conhecimentos, também, de uma forma inusitada.

______________________________________________

Você conhece o Voleibol Sentado?

O voleibol sentado surgiu no Brasil em 2002 e é uma das modalidades do Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP). Os atletas, preferencialmente amputados, jogam sentados no chão. A rede tem 1,15m de altura para homens e 1,05m para mulheres. As dimensões da quadra são menores.

No CAL, cerca de 20 atletas das equipes TOTVS-CPSP  e  CPSP-TOTVS treinam às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h. Os treinos são abertos a quem quiser assistir. Não perca a oportunidade de conhecer essa equipe que dá o que falar!

______________________________________________

Alunos do Ensino Fundamental II assistem à palestra sobre Bullying

Na segunda-feira, 26/08, a psicopedagoga e escritora do livro “TDAH! E agora?” Alexandra Amadio Belli ministrou uma palestra sobre Bullying, aos alunos do Ensino Fundamental II. Esta é mais uma iniciativa para incentivar e conscientizar os alunos sobre valores éticos e sociais.

______________________________________________

2ª Ecocaminhada

A 2ª Ecocaminhada Augustus/Augusto Laranja tem o propósito de promover uma oportunidade de convívio com familiares e amigos em atividades de entretenimento e lazer. Além disso, o contato íntimo com a natureza nos lembra de que fazemos parte dela e que, portanto, é preciso valorizar a consciência ambiental, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Teremos uma manhã animada, com muitas atividades: caminhada por trilha no meio da vegetação, atividades físicas, relaxantes e conversas ao ar livre. E, para finalizar o evento, uma pausa para um piquenique, em um delicioso gramado.

ONDE SERÁ?
Na terceira maior reserva de Mata Atlântica de nosso município, o Jardim Botânico de São Paulo. O privilegiado espaço possui, ainda, vários recantos agradáveis, que possibilitam passeios por bosques, lagos e jardins.

QUANDO SERÁ?
Sábado, dia 31 de agosto, das 9h30 às 13h30.
O ponto de encontro será na Portaria Principal do Jardim Botânico – Avenida Miguel Stéfano, 3.031, Água Funda. O Jardim Botânico oferece estacionamento de carros no valor de R$8,00 (oito reais).

COMO FAZER A INSCRIÇÃO?
Preencha a Ficha de Inscrição que se encontra na área de circulares do site, com a quantidade de ingressos desejados, de acordo com os valores normais de entrada no Jardim Botânico. Prazo de inscrição: de 20 a 27 de agosto de 2013.

Em caso de chuva na manhã de 31 de agosto, o evento será cancelado e, posteriormente, será definida nova data.

______________________________________________

Parceria CAL & BCI

Os alunos participantes do programa do "Boston Cambridge Institute" em parceria com o CAL já estão nos EUA! O grupo do nosso Colégio, sob a supervisão da coordenadora Aurea de Oliveira, tem oito alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental II e um aluno da 2ª Série do Ensino Médio.

Segundo e-mail que recebemos da Aurea: "A viagem foi tranquila. Chegamos na sexta-feira (28/06) e aproveitamos o restante do dia para nos acomodar e descansar. No sábado (29/06), visitamos o Museu de Ciências de Boston. As aulas do Programa tiveram início no domingo (30/06)".

______________________________________________

Parceria com o Boston Cambridge Institute

Alguns de nossos alunos do Ensino Fundamental II, com acompanhamento e supervisão da coordenadora Aurea de Oliveira, passarão por uma experiência diferenciada este ano.

Em parceria com o Boston Cambridge Institute, o Colégio Augusto Laranja oferecerá aos alunos acompanhamento em Programa de Estudos para jovens entre 11 e 15 anos.

O Programa acontecerá na primeira quinzena de julho de 2013, em Boston (EUA), e proporcionará aos alunos uma imersão no idioma inglês, além de singular ampliação de conhecimento por vivência da tradição, cultura, valores e princípios de Harvard, do MIT e Boston College. O cronograma inclui também aulas de técnicas de liderança, laboratório de ciências e pesquisas.

Como início do projeto, no último dia 25 de maio, os alunos que participarão deste Programa fizeram um teste de inglês para que sejam definidas suas turmas, de acordo com seus níveis de fluência no idioma.

______________________________________________

Nossa Biblioteca recebe alunos para projeto especial

Os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II participaram do projeto do livro O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.

Realizado pela professora Susana C. Allegretti, em parceria com a equipe da Biblioteca Arlete Rosas Augusto Laranja, esta atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos um conhecimento mais aprofundado da história do livro.

O Conde de Monte Cristo é um clássico da literatura francesa, publicado em 1844, que conta a história de Edmond Dantès, um marinheiro que foi traído, condenado e após conseguir fugir da prisão, toma posse de uma misteriosa fortuna, usando-a para construir sua vingança.

_______________________________________________

Alunos do 6° Ano realizam viagem de estudo de meio

Acompanhados por Aurea de Oliveira, Coordenadora do Ensino Fundamental II, e por Silvia Greco Pin, Professora de Ciências, os alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II realizaram, entre os dias 27, 28 e 29 de maio, uma viagem de estudo de meio, nas cidades de Brotas (SP) e Barra Bonita (SP).

Segundo Aurea: “Vivemos e aprendemos com o ciclo da água na infraestrutura do Grupo Peralta!”.

Os alunos aproveitaram intensamente as interessantes atividades da Fundação Centro de Estudos do Universo (C.E.U.). Os shows interativos desenvolvidos pela Fundação C.E.U. são destaque na programação, pois atendem  tanto ao interesse do público estudantil, servindo de ferramenta complementar à matéria trabalhada em sala de aula, como também, aos adultos interessados no assunto.

O avanço tecnológico alcançado pela Fundação, apresentado ao público por intermédio dos softwares, está entre os 10 melhores do mundo, segundo importante empresa multinacional fabricante de planetários e equipamentos digitais. Para Aurea: “A qualidade das exibições atraiu o interesse, a descoberta, total envolvimento e muita participação dos nossos alunos”.

A visita à Eclusa do Rio Tietê, em Barra Bonita, fechou a viagem com um aprendizado diferenciado e uma vivência de grupo muito agradável.

O Colégio parabeniza os alunos pelo carinho, respeito e desejo de aprendizado que permearam a viagem, bem como, os respectivos pais ou responsáveis, pela educação demonstrada por seus filhos.

 

 

______________________________________________

Alunos do 8º e 9º Ano recebem visita de professora peruana

No dia 22 de maio, os alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental II receberam a visita da professora e diretora de um colégio no Peru, Isabel Silva Avendaño.
Com a orientação da profa de espanhol, Maria Luiza, os alunos pesquisaram informações sobre as regras de convivência escolar no Peru e elaboraram perguntas, em espanhol, que foram feitas à professora.
Essa visita teve como principais objetivos trabalhar a interculturalidade e treinar o idioma espanhol. Nossos alunos conseguiram comunicar-se muito bem com a profa Isabel e aproveitaram bastante a oportunidade de ter contato com uma cultura e um idioma diferente.

______________________________________________

Prevenção da Gripe H1N1 no ambiente escolar

A proximidade de dias com baixas temperaturas, e também a variação climática tradicional deste período, aumenta a necessidade de cuidados para a prevenção de doenças respiratórias. Com o objetivo de prezar pela saúde da nossa comunidade escolar, recomendamos:

  • Manter em repouso em casa, o aluno que apresentar sintomas de gripe (tosse, febre, dores musculares, cansaço, náusea, vômitos e diarreia, vias respiratórias congestionadas e irritação nos olhos), durante no mínimo 7 dias após o início dos sintomas;
  • Usar agasalhos adequados à temperatura;
  • Informar às crianças para evitar compartilhar alimentos (lanches), copos, toalhas, objetos de uso pessoal e materiais escolares (caneta, lápis, borracha, hidrocor, etc.);
  • Incentivar a ingestão de muito líquido durante o dia;
  • Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, nariz ou boca, após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
  • Usar lenços de papel, sendo que após o uso, o mesmo deverá ser colocado imediatamente no lixo;
  • Proteger com lenços (descartáveis) a boca e nariz ao tossir, para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade do uso de lenço, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
  • Evitar ambientes fechados e aglomerações;
  • Informar imediatamente o Colégio em caso de suspeita ou confirmação da Gripe H1N1.

O Colégio manterá os seguintes procedimentos:

O aluno que apresentar sintomas de gripe no Colégio (tosse, febre, dores musculares, cansaço, náusea, vômitos e diarreia, vias respiratórias congestionadas e irritação nos olhos) será informado por intermédio da agenda ou via telefonema à família que indicamos o afastamento das atividades escolares;

  • Salas de aula permanecerão com portas ou janelas abertas permitindo a ventilação;
  • Dispensadores de álcool gel em lugares estratégicos do colégio;
  • Cartazes fixados em locais estratégicos incentivando a manutenção da higiene;
  • Estimular a higienização das mãos após contato com superfícies ou secreções respiratórias;
  • Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços do colégio (classes, cadeiras, maçanetas, corrimãos).

______________________________________________

Alunos do 8º Ano participam de palestra sobre maioridade penal

Para complementar a série de debates, pesquisas e entrevistas que os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental II estão realizando, o juiz federal Dr. Nilson Martins Lopes Junior, pai de uma aluna do CAL, ministrou em nosso Colégio uma palestra sobre a maioridade penal no Brasil.

O intuito dessa palestra foi desenvolver o senso crítico nos alunos referente ao assunto abordado e consequentemente outros referentes à justiça no Brasil. Por que o menor se torna um delinquente? Em que contextos há maior probabilidade de ser inserido no mundo do crime? Qual a responsabilidade da família, da escola e da sociedade quanto à educação preventiva?

Estas e muitas outras perguntas orientarão o projeto de redação que os alunos farão no 2º semestre, expondo suas opiniões.

Confira as fotos!

 

________________________________________________

A importância dos pais no processo do estudo e
aprendizado de seus filhos.

Texto de Aloysio Spinola – Coordenador do Ensino Médio e
Aurea de Oliveira – Coordenadora do Ensino Fundamental II

Estudar é uma atividade diária, que requer dedicação e muito empenho. É utilizar-se dos recursos mentais para compreender, adquirir novas experiências, transformar. É frequentar a escola e examinar cuidadosamente as matérias trabalhadas na sala de aula, aplicando os conhecimentos na vida diária.

Porém, muitos estudantes não conseguem autonomia nos estudos, não atingem os objetivos propostos da escola, da família ou dele próprio, vendo-se presos a condições que não favorecem o aprendizado.

A falta de motivação e a preguiça são grandes fatores que prejudicam os estudos. Mas, por que isso acontece?

Ao contrário do que os pais imaginam a autonomia do estudante não aparece apenas na realização independente das tarefas, mas sim, por conquistar a autoconfiança em caminhar sozinho. Essa conquista faz-se com participação do outro, do elogio que se recebe, da credibilidade confiada.

Os pais não devem fazer as tarefas para os filhos, mas devem compartilhar esses momentos, mostrando interesse, opinando, fazendo suas considerações sobre as mesmas, valorizando aquilo que seus filhos fazem. É importante para os filhos essa supervisão, pois nem todo estudante tem a condição de se organizar sozinho.

O maior investimento é a presença, a participação, a contribuição dos pais se inteirando da rotina escolar dos filhos. Esse é o dever de casa dos pais. Além disso, a fim de despertar o mérito intelectual dos estudantes, a família pode:

- Criar um ambiente favorável ao aprendizado – é comum a criança estudar enquanto a família assiste televisão, o que tira a concentração do estudante;

- Orientar os filhos na hora das tarefas, participar, mas sem dar as respostas, sem fazer as mesmas para eles. Dúvidas ou dificuldades deverão ser encaminhas ao Colégio.

- Brigas e discussões constantes também atrapalham a concentração do aluno, deixando-o ansioso e inseguro;

- Problemas de saúde e a ingestão de medicamentos podem causar sonolência e apatia;

- Elogiar pelo cumprimento das tarefas, por mínimas que sejam, torna a criança ou o adolescente feliz, dando-lhe maior confiança. Valorizar sempre o trabalho escolar.

- Ter interesse pelas coisas que o filho faz na escola, seja nas provas, apresentações de trabalhos, atividades esportivas ou artísticas;

- Evitar pressões com notas, o que pode atrapalhar ainda mais o estudante.
Com essas atitudes, os pais cumprem o seu dever de casa, demonstram sua responsabilidade no processo de educação dos filhos. Os resultados surgirão e serão alavancados por vitórias, fortalecendo os laços de amizade entre família e escola.

________________________________________________

Biblioteca Arlete Rosas Augusto Laranja

Projeto Agatha Christie
Alunos do 8° Ano do Ensino Fundamental II

Foi realizado em nossa Biblioteca “Arlete Rosas Augusto Laranja” um projeto sobre o livro “O assassinato de Roger Ackroyd” da autora Agatha Christie, visando complementar o trabalho de classe das professoras Solange e Suzana com os alunos do 8° Ano do Ensino Fundamental II.
Todos puderam conhecer melhor essa famosa escritora inglesa e seus livros de romance e suspense. O ambiente foi decorado com informações sobre sua vida e obra. Nossos alunos puderam também assistir um filme dentro deste projeto.

Confira aqui as fotos!

________________________________________________

Nossa professora de ciências Silvia Pin em ação com seus alunos do Fundamental II

Os alunos do 6º ano realizaram experimentos no laboratório de ciências, a fim de compreender o processo da “solubilidade”. Assim, realizaram testes procurando dissolver sal em água, óleo em água e pó para suco em água.
Nossos alunos do 7° ano desenvolveram uma “célula animal comestível”, a partir da comparação de tradicionais guloseimas com as organelas de células de animais.
Por fim, os alunos do 8º ano utilizaram uma técnica no laboratório para isolar o DNA do morango, conseguindo assim visualizar essa estrutura tão abstrata no estudo de genética.

Confira aqui alguns desses momentos!

________________________________________________

Concurso Artístico - UNESCO 2013

Nossos alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental II estão participando, com obras produzidas nas aulas de artes, do Concurso Internacional de Artes Visuais Graines d' artistes du monde entier.

O concurso é promovido pelo Centre pour l'UNESCO Louis François e tem como tema para 2013: "Être né quelque part" (Nascer em algum lugar).

Mais informações do concurso: http://www.centre-unesco-troyes.com/dossier.php?SRubrique=43

Os resultados serão conhecidos no mês de maio. 

Ficamos na torcida pela classificação dos trabalhos de nossos alunos!

Apreciem algumas produções:

 

________________________________________________

PA Teen - Destinado aos alunos do 6° e 7° Ano do Ensino Fundamental II

É com grande satisfação que informamos a criação e implementação do PA Teen, destinado aos alunos que estarão matriculados em 2013, no 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental II.

Como alternativa aos pais que têm interesse em colocar seus filhos em um curso de idiomas mais específico, o PA Teen oferecerá atividades diversificadas em inglês, com material moderno, profissionais capacitados e recursos tecnológicos atuais. Como importante diferencial, haverá na programação atividades de expressão corporal, musicalização, hip hop, street dance e aulas com didáticas envolventes.

O programa do PA Teen utiliza o método CLIL – Content and Language Integrating Learning, uma proposta comunicativa que está entre as mais avançadas do ponto de vista de metodologia. Com ela, o idioma inglês é internalizado por meio do trabalho de conteúdos específicos. O desenvolvimento da fala, da escuta, da escrita e da leitura em língua inglesa, nosso principal objetivo, também servirá como ferramenta para que o aluno seja capaz de dar conta da aquisição desses novos conteúdos.

A seguir, informações importantes sobre o programa:
1- Período anual: de fevereiro a junho e de agosto a novembro
2- Periodicidade semanal: duas vezes por semana – terças e quintas
3- Horário: das 12h50min às 17h15min
4- Programação:

HORÁRIO

ATIVIDADES

das 12h50min às 13h20min

almoço

das 13h20min às 13h35min

higiene pessoal

das 13h35min às 14h35min

acompanhamento da lição de casa

das 14h35min às 15h30min

atividades em inglês

das 15h30min às 15h45min

lanche

das 15h45min às 17h15min

atividades em inglês

5- Material didático: English Explorer, Ed. Cengage – National Geographic, a ser adquirido pelos pais, no fornecedor de sua preferência, no início do programa.

6- O 1º pagamento deverá ser feito diretamente na Secretaria Escolar. Para os demais pagamentos, serão enviados boletos bancários.
Não será cobrada taxa de matrícula referente ao programa PA Teen.

_________________________________________________________

Alunos do Colégio Augusto Laranja participam do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas

O Colégio Augusto Laranja está participando do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, que é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

Participam estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, previamente selecionados nas etapas nacionais. Neste ano, contamos com duas alunas representando o Colégio, a Laura Barbin Farina do 9º Ano/Fund.II e a Mariana Mello Correa da 1ª Série/E.M.

A proposta da redação consiste na elaboração de uma carta argumentativa, chamando a atenção de um leitor para os danos ambientais que o consumo descontrolado de água pode causar, além da sugestão de medidas para a contenção do gasto e da necessidade dessa mudança de comportamento.

Vamos todos torcer pelas nossas alunas e aguardar os resultados!

_________________________________________________________

 

Exposição "História dos Quadrinhos na Literatura"

Nossa equipe da Biblioteca organizou uma exposição muito especial para receber os alunos no início deste ano. Teresinha, Ana e Madalena montaram um espaço diferenciado na Biblioteca para que os alunos pudessem participar da exposição "História dos Quadrinhos na Literatura". A visitação estava aberta a todos os alunos do Colégio e gerou momentos de muita aprendizagem, descontração, troca de experiências e conhecimentos.

Confira as fotos:

 

 

Aconteceu em 2012.

Aconteceu em 2011.

Aconteceu em 2010.

Aconteceu em 2009.

Aconteceu em 2008.

Aconteceu em 2007.

 

Saiba Mais