Relátorio do Educando
Álbum de fotos
Apoio à pesquisa
Saiba Mais
Biblioteca
Comunicados
Fundamental I
Sala de Aula
Sala de Aula


Alunos do CAL participam de torneio de xadrez

No dia 26/10 alguns alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I participaram do II Torneio de Xadrez do Colégio Santo Américo.

Parabéns a todos que participaram e defenderam o Colégio Augusto Laranja!

Seguem os resultados:

 

 

______________________________________________

Xadrez: Alunos que são professores

Elaborar o conhecimento e poder explicitá-lo é um desafio para os alunos e deve ser encorajado pelos professores. Quando o aluno se sente à vontade para repassar seus aprendizados, podemos vê-lo como autor do seu processo de aprendizagem: conhecimento significativo.
São muitas as metodologias para estimular o aluno a ensinar o que aprendeu. Uma delas aconteceu em setembro. Duas alunas do 5º Ano se propuseram a dar uma aula de Xadrez para os alunos do 2º Ano. Discutimos qual seria o conteúdo e o método, pois toda aula só pode acontecer se for bem planejada.
Giovanna Cury e Lorena Mader (5º Ano A) planejaram, então, ensinar ao 2º Ano A um conteúdo ainda não trabalhado pelo professor. A aula foi dividida em dois momentos: primeiro, as duas estratégias do xeque-mate com duas torres e, depois, uma partida no tabuleiro mural, utilizando a linguagem do Xadrez.
Os alunos aprenderam de uma forma diferenciada. As meninas mostraram seus conhecimentos, também, de uma forma inusitada.

______________________________________________

1º Ano faz experiência em laboratório de ciências

Dando continuidade ao projeto da Unesco/2013, os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental I fizeram uma experiência para compreender a diferença da quantidade de sal e densidade da água do mar normal com o mar morto.
A experiência é simples e pode ser feita em casa. Para quem quiser tentar, segue a nossa dica.


Material:

- 2 recipientes;
- 2 ovos;
- 6 colheres de sal;
- Água.

Como fazer:

Encha os dois recipientes com água e acrescente o sal em apenas um. Coloque devagar um ovo em cada recipiente e observe a diferença entre eles.

______________________________________________

Você conhece o Voleibol Sentado?

O voleibol sentado surgiu no Brasil em 2002 e é uma das modalidades do Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP). Os atletas, preferencialmente amputados, jogam sentados no chão. A rede tem 1,15m de altura para homens e 1,05m para mulheres. As dimensões da quadra são menores.

No CAL, cerca de 20 atletas das equipes TOTVS-CPSP  e  CPSP-TOTVS treinam às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h. Os treinos são abertos a quem quiser assistir. Não perca a oportunidade de conhecer essa equipe que dá o que falar!

______________________________________________

2ª Ecocaminhada

A 2ª Ecocaminhada Augustus/Augusto Laranja tem o propósito de promover uma oportunidade de convívio com familiares e amigos em atividades de entretenimento e lazer. Além disso, o contato íntimo com a natureza nos lembra de que fazemos parte dela e que, portanto, é preciso valorizar a consciência ambiental, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Teremos uma manhã animada, com muitas atividades: caminhada por trilha no meio da vegetação, atividades físicas, relaxantes e conversas ao ar livre. E, para finalizar o evento, uma pausa para um piquenique, em um delicioso gramado.

ONDE SERÁ?
Na terceira maior reserva de Mata Atlântica de nosso município, o Jardim Botânico de São Paulo. O privilegiado espaço possui, ainda, vários recantos agradáveis, que possibilitam passeios por bosques, lagos e jardins.

QUANDO SERÁ?
Sábado, dia 31 de agosto, das 9h30 às 13h30.
O ponto de encontro será na Portaria Principal do Jardim Botânico – Avenida Miguel Stéfano, 3.031, Água Funda. O Jardim Botânico oferece estacionamento de carros no valor de R$8,00 (oito reais).

COMO FAZER A INSCRIÇÃO?
Preencha a Ficha de Inscrição que se encontra na área de circulares do site, com a quantidade de ingressos desejados, de acordo com os valores normais de entrada no Jardim Botânico. Prazo de inscrição: de 20 a 27 de agosto de 2013.

Em caso de chuva na manhã de 31 de agosto, o evento será cancelado e, posteriormente, será definida nova data.

______________________________________________

O PORTAL EDUCACIONAL NO AUGUSTO LARANJA

Por Eliana Braga – Coordenadora de Tecnologia Educacional

Nossos alunos são os típicos representantes da geração digital, aquela que já nasceu em lares com computadores e outros equipamentos eletrônicos, e que têm habilidades diferenciadas supostamente por ter um desenvolvimento diferente de gerações passadas. Portanto, satisfazer os gostos tecnológicos de um público experiente e exigente não é fácil.

Para os professores, a pesquisa de sites e conteúdos de qualidade pode representar muitas horas de trabalho na montagem de uma sequência didática que realmente envolva os estudantes e enriqueça uma aula.
Para os estudantes, mesmo para os mais jovens, a utilização da tecnologia educacional requer desafios variados para envolvê-los.

Considerando esses fatores, o Colégio Augusto Laranja adotou uma plataforma digital e, desde abril, está utilizando ferramentas e conteúdos selecionados por especialistas, disponibilizado pelo PORTAL EDUCACIONAL. Nesse ambiente, protegido por senhas, todos os alunos do Infantil ao Médio, seus professores e responsáveis têm acesso a muitas informações, atividades e jogos.

Nossos educadores e seus aprendizes estão cada vez mais aproveitando essa novidade. Em todos os cursos e disciplinas, os alunos recebem indicações/sugestões de atividades, tarefas ou jogos e podem interagir com seus colegas e mestres nos mesmos padrões das redes sociais modernas, porém com a segurança de que essa interação seja restrita à nossa comunidade escolar e, portanto, confiável.

Estamos longe de conhecer as milhões de páginas de conteúdo do Portal. As possibilidades e suas combinações são grandes e variadas. Com certeza nossa comunidade escolar já domina os principais recursos como: tarefas, caminho de aprendizagem, blog da turma, pesquisa escolar e jogos.

Os estudantes, por sua vez, podem explorar esse ambiente nas aulas de Informática com a monitoria de seus professores, ou de maneira autônoma, de suas casas, para estudar ou se divertir inclusive com recados deixados na área do Mural.

O que ganhamos com isso? Talvez seja cedo para contabilizar, mas eu ouço as crianças do Infantil pedirem o jogo do Leãozinho ou outro dando detalhes da atividade com muita precisão, apesar da tenra idade. Vejo também os alunos do Fundamental acessarem suas produções digitais, no próprio Portal, pelo Blog da turma, podendo fazer download no seu computador de forma bastante simples. Os jovens do Ensino Médio conseguem ter acesso a conteúdos de revisões, exercícios extras, roteiros e outros materiais selecionados pela nossa equipe de educadores, de forma rápida e descomplicada.

Os professores têm relatórios de desempenho de suas turmas e podem acompanhar quem acessou e/ou realizou a tarefa. Já os pais podem verificar o conteúdo escolar ao qual seus filhos estão expostos.

Como Coordenadora de Tecnologia Educacional, tenho acompanhado com muita satisfação a apropriação das ferramentas pelos professores. Igualmente gratificante é ouvir a interação dos alunos, em aula, dando dicas, uns para os outros, sobre os recursos e conteúdos do Portal, mostrando-nos toda sua familiaridade e competência no mundo virtual. 

_____________________________________________

Programa Férias na Escola 2013

Nosso Programa Férias na Escola 2013 acontecerá de 01 a 31 de julho. Direcionado às crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I - 1º Ano e 2º Ano, tem o intuito de oferecer atividades de entretenimento e integração, para que as crianças possam aproveitar momentos de diversão com seus amigos, sob a supervisão de profissionais do Colégio.

Informações gerais:

  1. Período: o Programa será dividido em 5 (cinco) semanas: de 01 a 05 de julho, de 10 a 12 de julho, de 15 a 19 de julho, de 22 a 26 de julho, de 29 a 31 de julho.
  2. Horário: das 13 às 18 horas – entrada e saída pela portaria da Rua dos Chanés, nº 205.
  3. Atividades: com planejamento desenvolvido por nossas coordenadoras de curso, cada semana dispõe de um cronograma diário, incluindo, entre outras atividades, recreação livre e dirigida; oficinas de artes, culinária e informática; contação de histórias, teatro e dramatização; sessões de cinema; momentos para alimentação (cada criança deverá trazer seu lanche diário) e higiene.
  4. Participação: o Programa é oferecido aos alunos e seus convidados. Em julho, nossas portas estarão abertas para receber irmãos, primos, vizinhos e amigos de nossos alunos para passarem horas divertidas em nosso Colégio.
  5. Para mais informações e retirada da Ficha de Inscrição entre em contato com a Secretaria do Colégio.

_____________________________________________

Alunos do 1º Ano assistem a uma palestra sobre “o ciclo da água”.

No dia 6 de junho, quinta-feira, foi realizada uma palestra sobre “o ciclo da água” para os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental I. A palestra foi ministrada pelo professor de Geografia do Ensino Médio - Wagner F. de Oliveira.
Durante a apresentação o professor identificou os trechos de um rio, sua nascente, seu médio curso e sua foz. Além disso, os alunos reconheceram os sons e as características da chuva, dos oceanos, do vento, da neve e de alguns animais marinhos. O professor ainda reforçou o que deve ser feito para cuidar do meio ambiente e o impacto negativo que a poluição pode causar na fauna e flora marinha.


______________________________________________

______________________________________________

Alunos do 5º Ano fazem projeto sobre fossilização

Para entender na prática o processo de fossilização dos seres vivos, os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I fizeram um experimento.

Em um pote plástico, colocaram areia, água, sal e um pedaço de esponja e levaram para casa, deixando no sol para secar. Após uma semana trouxeram-no e observaram em sala de aula os resultados obtidos. Para isso, tiveram que desenterrar com cuidado o pedaço de esponja, assim como fazem os paleontólogos.

Os resultados foram os mais variados. Alguns pedaços de esponjas ficaram bem rígidos, enquanto outros ainda estavam no meio do processo. Com isso, os alunos conseguiram entender o quanto os sais minerais – representados no experimento pelo sal de cozinha – são importantes neste processo.

Confira as fotos!

______________________________________________

Alunos do CAL participam de torneios de xadrez

Nossos alunos continuam se empenhando no estudo e treino do xadrez. Neste mês de maio participaram de 2 torneios importantes competindo com outros Colégios.
Parabéns a todos os alunos que participaram e defenderam o Colégio Augusto Laranja!

Seguem os resultados:

_____________________________________________

Prevenção da Gripe H1N1 no ambiente escolar

A proximidade de dias com baixas temperaturas, e também a variação climática tradicional deste período, aumenta a necessidade de cuidados para a prevenção de doenças respiratórias. Com o objetivo de prezar pela saúde da nossa comunidade escolar, recomendamos:

  • Manter em repouso em casa, o aluno que apresentar sintomas de gripe (tosse, febre, dores musculares, cansaço, náusea, vômitos e diarreia, vias respiratórias congestionadas e irritação nos olhos), durante no mínimo 7 dias após o início dos sintomas;
  • Usar agasalhos adequados à temperatura;
  • Informar às crianças para evitar compartilhar alimentos (lanches), copos, toalhas, objetos de uso pessoal e materiais escolares (caneta, lápis, borracha, hidrocor, etc.);
  • Incentivar a ingestão de muito líquido durante o dia;
  • Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, nariz ou boca, após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
  • Usar lenços de papel, sendo que após o uso, o mesmo deverá ser colocado imediatamente no lixo;
  • Proteger com lenços (descartáveis) a boca e nariz ao tossir, para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade do uso de lenço, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
  • Evitar ambientes fechados e aglomerações;
  • Informar imediatamente o Colégio em caso de suspeita ou confirmação da Gripe H1N1.

O Colégio manterá os seguintes procedimentos:

O aluno que apresentar sintomas de gripe no Colégio (tosse, febre, dores musculares, cansaço, náusea, vômitos e diarreia, vias respiratórias congestionadas e irritação nos olhos) será informado por intermédio da agenda ou via telefonema à família que indicamos o afastamento das atividades escolares;

  • Salas de aula permanecerão com portas ou janelas abertas permitindo a ventilação;
  • Dispensadores de álcool gel em lugares estratégicos do colégio;
  • Cartazes fixados em locais estratégicos incentivando a manutenção da higiene;
  • Estimular a higienização das mãos após contato com superfícies ou secreções respiratórias;
  • Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços do colégio (classes, cadeiras, maçanetas, corrimãos).

 

_____________________________________________

Alunos do 5º Ano visitam o MAM

Aproveitando o conteúdo aprendido nas aulas de artes, os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I foram ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) para visitar as exposições de Alex Vallauri e Christopher Makos.

Foi uma atividade enriquecedora, pois além de conhecer a exposição, os alunos puderam participar de uma oficina de arte sobre o tema.

______________________________________________

MÃE: VOCÊ É NOTA 10!

No dia 11 de maio, sábado, nossos alunos do Ensino Fundamental I celebraram o Dia das Mães com uma programação especial.
Nossos(as) convidados(as) chegaram para o evento e já foram surpreendidos com um tapete vermelho por toda a entrada do colégio, até a quadra esportiva, onde foi realizado o evento. Chegando lá, assistiram a uma “Contação de Histórias”, com música e interação. Ao término da apresentação, os alunos presentearam suas mães com uma rosa e a confraternização terminou com um café da manhã.
Neste dia, arrecadamos doações para o Amparo Maternal, que nos enviou carta oficial contabilizando um total de 30 pacotes de fraldas descartáveis, 15 pacotes de algodão, 15 caixas de cotonetes e 111 itens diversos, incluindo higiene e vestuário.
Acreditamos que, com este evento, pudemos homenagear pessoas muito importantes na vida de nossos alunos e ao mesmo tempo levar nosso singelo apoio às mães e bebês do Amparo Maternal que passaram seu primeiro Dia das Mães juntos.

Agradecemos a todos que tornaram este sábado possível e tão especial!

______________________________________________

Alunos do 2º Ano realizam trabalho de Arte Rupestre
Por: Wanda Prado – Professora de Artes

Embora ainda não conhecessem a escrita, os povos da pré-história já se manifestavam artisticamente por meio da arte rupestre. Este tipo de arte é composto por representações gráficas (desenhos e símbolos) feitas, principalmente, em paredes de cavernas.

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I iniciaram os trabalhos de educação artística após estudarem a história da arte na pré-história. Após adquirirem o embasamento teórico, colocaram a “mão na massa”.
Trouxeram diversos materiais e fizeram suas próprias tintas de diferentes tons. Executaram desenhos de animais com carvão, tanto em uma superfície áspera como no papel.

Confira aqui alguns destes trabalhos.

 

______________________________________________

Concurso Artístico - UNESCO 2013

Nossos alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental II estão participando, com obras produzidas nas aulas de artes, do Concurso Internacional de Artes Visuais Graines d' artistes du monde entier.

O concurso é promovido pelo Centre pour l'UNESCO Louis François e tem como tema para 2013: "Être né quelque part" (Nascer em algum lugar).

Mais informações do concurso: http://www.centre-unesco-troyes.com/dossier.php?SRubrique=43

Os resultados serão conhecidos no mês de maio. 

Ficamos na torcida pela classificação dos trabalhos de nossos alunos!

Apreciem algumas produções:

______________________________________________

Novidade!

Período Ampliado para alunos da Educação Infantil e 1°e 2° Ano do Ensino Fundamental I

Iniciaremos o ano letivo de 2013 com inovações no programa Período Ampliado – PA. Visando a ampliar a ação educativa e oferecer mais um serviço de qualidade, será implantado o PA com formatos distintos: PA Integral e PA Semi.

As atividades desenvolvidas no PA Integral acontecerão de 2ª a 6ª feira e as do PA Semi, com opção de 3 dias (2ª, 4ª e 6ª feira) ou de 2 dias (3ª e 5ª feira). A seguir, importantes informações para a inscrição nesse programa:

A. As inscrições para o PA 2013 estão abertas na Secretaria Escolar, por meio da Ficha de Inscrição;

Obs: O material e alimentação já estão inclusos na parcela mensal. O 1º pagamento deverá ser feito diretamente na Secretaria Escolar. Para os demais pagamentos serão enviados boletos bancários. Não será cobrada taxa de matrícula referente ao período ampliado.

B. O cardápio das refeições (lanche e almoço) é elaborado sob a supervisão de uma nutricionista.

C. No início do programa, os pais serão comunicados a respeito do material didático da área de Inglês (Jardim I e II), que será adquirido diretamente pelos pais no fornecedor de sua preferência.
Cada família poderá optar pela alternativa que melhor atender às suas necessidades.


Atividades do Período Ampliado

Educação Infantil e Ensino Fundamental / 1º e 2º Ano

_________________________________________________________

Aula prática de ciências em laboratório

Nossos alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental I estão aprendendo, nas aulas de Ciências, sobre as características das estruturas corporais responsáveis pelos movimentos e sensações do ser humano ao interagir com o meio ambiente.

Nesta etapa inicial do trabalho, os alunos estiveram no laboratório do Colégio e puderam observar o esqueleto humano, manuseando ossos de animais e miniaturas do crânio e da coluna vertebral.

Todos gostaram muito da atividade que serviu para que eles pudessem analisar os diferentes tipos de ossos e identificar suas funções (proteção, sustentação e produção de células do sangue).

Por: Professora Fernanda Jurado e Professora Andrea Kaiser

_________________________________________________________

Exposição "História dos Quadrinhos na Literatura"

Nossa equipe da Biblioteca organizou uma exposição muito especial para receber os alunos no início deste ano. Teresinha, Ana e Madalena montaram um espaço diferenciado na Biblioteca para que os alunos pudessem participar da exposição "História dos Quadrinhos na Literatura". A visitação estava aberta a todos os alunos do Colégio e gerou momentos de muita aprendizagem, descontração, troca de experiências e conhecimentos.

Confira as fotos:

_________________________________________________________

Capacitação em Jogos Teatrais para Professores - com Ingrid Dormien Koudela

No dia 28 de janeiro, no auditório do Colégio, os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, participaram de uma capacitação em Jogos Teatrais, realizada pela renomada educadora e pesquisadora Ingrid Dormien Koudela, que trabalha com a didática do teatro e dedica-se ao desenvolvimento do sistema de jogos teatrais no contexto educativo. 

Esse trabalho, que terá continuidade ao longo do ano, foi muito importante para proporcionar aos professores, as variadas experiências vivenciadas a partir dos jogos e gerar a interação prazerosa e dinâmica entre esses profissionais.

 

 

Aconteceu em 2012.

Aconteceu em 2011.

Aconteceu em 2010.

Aconteceu em 2009.

Aconteceu em 2008.

Aconteceu em 2007.