Álbum de fotos
Apoio à pesquisa
Saiba Mais
Biblioteca
Câmera On-line
EDUCAÇÃO INFANTIL
Comunicados
Projetos
Sala de aula
Visita Virtual

Semana da Criança

Durante a Semana da Criança, de 10 a 14/10, a Unidade Campo Belo do Colégio estará transformada na “Incrível Fábrica de Idéias e Invenções”.

Atividades programadas :

Segunda (10):

•  Teatrinho com uma contadora de histórias interpretando o personagem Inventor Maluco, que contará de forma divertida às crianças um pouco de suas trapalhadas e de suas criações.

•  Oficina de sucata para criação livre e individual, em que os alunos desenharão o objeto que desejam criar e, em seguida, passarão para a montagem do mesmo com os diversos materiais levados para a escola. Os estudantes sairão da escola caracterizados de inventores e poderão levar o fruto de sua criação para casa.

Terça (11):

•  Sessão de cinema , com a animação “Robôs” (2005), dirigida por Chris Wedge, o mesmo de “A Era do Gelo” (2002).

•  Oficina de sucata , com nova sessão de invenções. Os alunos levarão para casa sugestões de projetos e experiências para realizar com os pais e receberão de presente do Dia da Criança um cubo mágico, com o propósito de intensificar o uso da imaginação e da criatividade.

Quinta (13):

•  Gincana variada , com provas de busca, criatividade e solução de enigmas propostas pelos professores.

 

Sexta (14):

•  Baile à Fantasia , para encerrar a Semana da Criança e celebrar o Dia do Professor (15). Alunos e professores estarão caracterizados para a festa. As crianças serão convidadas a homenagear os professores por meio de produções próprias, como desenhos.

Obs.: Na 4ª feira, dia 12/10, não haverá aula – Feriado.

________________

Trabalho sobre alimentação encerrado com saboroso almoço

Para finalizar o projeto Alimentação , o grupo do Maternal B convidou o Maternal A para participar de um delicioso almoço conjunto. Na cozinha os alunos prepararam macarrão, salada de tomate, nuggets , suco de laranja e gelatina. Foi divertido poder compartilhar as diversas experiências entre os grupos. Todas as crianças degustaram o almoço, mesmo aquelas que não tinham vontade de comer foram estimulados por outras crianças a experimentar os alimentos.

________________

Maternal conhece a Casa dos Sonhos , da Estrela

Nessa gostosa visita, além de brincar bastante, os alunos do Maternal D tiveram a oportunidade de conhecer brinquedos antigos e perceber sua evolução até os dias de hoje.

________________

Brincando é que se aprende!

A brincadeira é um meio de comunicação, prazer, recreação e também de aprendizado.

Assim são as brincadeiras de faz-de-conta, que acontecem na casinha, no parque ou em sala de aula. As crianças simulam situações do cotidiano, da família, da escola e histórias narradas pela professora.

Foi assim que aconteceu no Maternal B: através da descoberta das brincadeiras antigas, o grupo interessou-se pelo cavalo-de-pau. Após realizarem a confecção do brinquedo, as crianças dramatizaram diferentes situações, estabelecendo papéis, desempenhando regras e aprimorando, também, a expressão oral.

________________

Identidade

Amanda, Pedro, João... Os alunos do Maternal iniciaram neste mês um trabalho com seu próprio nome. Puderam reconhecer suas iniciais em revistas, jornais, livros, cartazes e até nas placas de sinalização da nossa pista de educação para o trânsito. Essa atividade tem envolvido todo o grupo, com grande participação. Confira!

________________

Ano Internacional da Física

Para abordar o tema “Física”, o Maternal D utilizou o livro Força e Movimento, da coleção “Vamos explorar Ciências” (David Evans e Claudette Williams, ed. Ática). Com o objetivo de estimular a curiosidade das crianças, levando-as a utilizar os sentidos para movimentar objetos e o próprio corpo, trabalhamos com uma variedade de experiências, explorando atividades como: mover objetos na água, fazer uma pena ficar no ar o maior tempo possível, jogar peteca, entre outras.

Essa abordagem permitiu às crianças investigar forças naturais e produzidas. Elas podem fazer os objetos se mexerem, empurrando-os ou puxando-os, ou usar a força magnética para atrair peças de metal. Confira algumas das atividades realizadas:

•  O ar movimenta objetos
Aerobarco
Bolhas de sabão
Soprar bolas de papel
Pena ao ar

 

•  Objetos voadores

Arremesso de bola
Arremesso de prato
Aviãozinho
Balão ao ar

 

•  Fazer objetos diferentes se moverem

Bola de gude
Imã
Na água
Peteca
Piabinha
Pião
Teatro de sombra
Bater bola

 

•  Movimentos variados

Água na bacia
Alcance a bola
Cambalhota
Colocar o tênis
Estourar balão
Esconde-esconde
Ioiô
contar número objetos
Jogo do dado
Leve e pesado

________________

Confraternização Pais & Filhos

Na manhã ensolarada do dia 13/8 alunos de Educação Infantil e 1ª a 4ª Série, juntamente com seus pais, reuniram-se no Augusto Laranja para uma homenagem ao Dia dos Pais. Entre as atividades, houve apresentação musical da banda de Jamal Azzam, pai dos alunos Camila (1ª Série) e Felipe (5ª Série), e uma especial matroginástica - ginástica lúdica que privilegia a interação pai e filho - conduzida pela equipe de Educação Física do Colégio, incluindo jogos com bola e massagem. Em seguida, relaxados e com o "coração aberto", os homenageados ouviram uma tocante história sobre a valorização do sentimento de apoio e amizade entre pais e filhos. Receberam os presentes preparados pelos alunos e tomaram um gostoso lanche, para finalizar.

Clique na foto para ampliar
-

________________

A Informática auxiliando a aprendizagem

Por meio do software de matemática "Blocos Lógicos", os alunos do Maternal A estão descobrindo as formas geométricas de uma maneira bastante criativa. Ao aprenderem o "círculo", puderam elaborar diferentes desenhos e, assim, fixar melhor os conceitos trabalhados. Confiram!

________________________

Contato com a arte

Durante este semestre, os alunos do Maternal tiveram a oportunidade de conhecer a vida e as obras do pintor espanhol Joan Miró.
Dentre as atividades desenvolvidas, as crianças observaram algumas telas expostas na Biblioteca e discutiram suas características. Em seguida, baseadas nas experiências vividas na Escola, puderam reproduzir, a partir da visão coletiva, a obra: Cabelo perseguido por dois planetas. Confiram!

________________________

Delícias do Sítio do Pica-Pau Amarelo

Em literatura os alunos do Maternal estão trabalhando com os conhecidos personagens do Sítio e aprendendo um pouco mais sobre os mesmos. Através de dramatizações, conheceram as características de cada personagem e do que mais gostam de fazer. No dia 13/5, por exemplo, os alunos prepararam uma deliciosa receita indicada pela tia Nastácia: sequilhos com goiabada. Todos adoraram!

________________________

Conhecendo a Física

Através da música do "Pião", os alunos do Maternal A brincaram com diversos tipos de piões e perceberam que, ao rodar o brinquedo, exercem o movimento circular. Cada criança confeccionou o próprio pião e coletivamente fizeram uma miniatura para homenagear os professores de Física, no dia 19 de maio.

Canção do pião

O pião entrou na roda, o pião.
O pião entrou na roda, o pião.
Roda pião, bambeia pião.
Roda pião, bambeia pião.
Sapateia no terreno, pião.
Sapateia no terreno, pião.
Roda pião, bambeia pião.
Roda pião, bambeia pião.
Agora escolha outro pião.
Agora escolha outro pião.
Roda pião, bambeia pião.
Roda pião, bambeia pião.

________________________

Dia Mundial da Física - 19/5

Em homenagem à data, os alunos de Educação Infantil produziram um bonito cartão e entregaram aos professores de Física do Colégio.

________________________

Reciclagem - como utilizar os latões

Para finalizar o Projeto Minha Escola, o Maternal A fez uma visita aos alunos do Maternal B, que sensibilizados com a presença dos colegas, aproveitaram o momento para divulgar seu projeto de Educação Ambiental bem como a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente. Para tanto, contaram a história "Felício Feliz".
Ao término da atividade foram todos para junto dos latões de lixo reciclável, no pátio da Escola, para uma melhor observação de como utilizá-los adequadamente. Em seguida, foi realizada uma atividade plástica relativa ao tema. As crianças participaram com muita atenção e interesse!

__________________________

Literatura no Maternal D

O Maternal D participa diariamente de atividades relacionadas à literatura infantil. Esse é um trabalho que acontece a todo momento, seja no relato ou na construção de histórias coletivas, na narração de histórias para os colegas, através das imagens dos livros ou de fantoches, cantando ou ilustrando os personagens.
O tema, que foi apresentado no I Fórum Aliança de Educação Infantil, promovido pelo Colégio em 2004 e dirigido a educadores, também será trabalhado com educadores da Creche Padre Gregório Westrupp - instituição na qual o Augusto Laranja realiza atividades voluntárias envolvendo professores e alunos da Educação Infantil, ao longo de 2005.

________________________

Linguagem oral: alunos criam história e fantoches

É sempre interessante usar a oportunidade da conversa para que as crianças tratem de temas de sua vivência. Dessa forma priorizamos o trabalho com a linguagem oral, intensificando-o a cada dia.
Sabendo dessa importância os alunos do Maternal B, partindo de experiências vividas, criaram uma história utilizando fantoches de pano. Na segunda etapa, foi proposto ao grupo uma oficina de fantoches, onde cada aluno teve a chance de confeccionar seu próprio personagem.

_______________________

Experiência no Maternal: "balão com frio!"

Como um balão cheio de ar ficaria no congelador? A turma do maternal D fez essa experiência, deixando o balão por um dia no congelador. Antes de tirá-lo, as crianças, ansiosas para saber o que aconteceu, levantaram hipóteses:

Enrico - "O balão vai estourar."
Beatriz - "Ele vai explodir."
Frederico e Giovanna - "Vai continuar cheio."
Pedro Paulo - "Ele vai ficar pequeno."

Ao retirar o balão, observaram que ele estava murcho! Pedro Paulo logo disse: "Eu ganhei!"
Foi-lhes explicado que o balão murcha porque o frio do congelador faz com que o ar dentro dele também fique frio, ocupando assim menos espaço. A surpresa foi tanta, que os alunos quiseram pegar, apalpar e sentir o balão. Enrico disse: "Olha, ele ficou amassado!"

________________________

"Prato do dia": cores e formas

Para dar continuidade ao projeto desenvolvido pelo Maternal C sobre formas geométricas e o reconhecimento da cor vermelha, realizamos no espaço multioficina uma deliciosa pizza (círculo), regada com um saboroso molho de tomate (vermelho). Não sobraram pedaços, pois tudo ficou muito apetitoso!
Saboreie este prato conosco, através das fotos abaixo.,

_______________________

Ano Internacional da Física: experiência com o catavento

Os alunos estão sempre fazendo perguntas sobre o que vêem, tocam, ouvem, cheiram e experimentam, em busca de novas descobertas. Assim, com esse objetivo, a turma do Maternal B realizou um experimento com o catavento, o que permitiu explorar alguns princípios básicos associados a energia e força.
Ao ligar o ventilador e ver o catavento em funcionamento, as crianças, curiosas, questionaram o porquê do movimento do objeto. Chegaram à conclusão de que a força do vento sobre o catavento era o que o fazia rodar.

________________________

Trabalho com textos

Durante toda a Educação Infantil, são apresentados à criança tipos variados de texto orais e escritos, explorando os diferentes usos e funções sociais da linguagem. Este trabalho busca levar a criança a:
- ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
- reconhecer a escrita de palavras que fazem parte de seu ambiente;
- experimentar a escrita espontânea de palavras e textos.

A leitura e escrita, portanto, acontecem através da experimentação do real, que é muito rico e abrange todo o alfabeto e suas mais complexas combinações. E esse é um processo contínuo, que acompanha toda a vida escolar do aluno.

________________________

Conhecendo as cores

Desenvolvendo o conhecimento físico, os alunos do Maternal D vêm descobrindo, através dos sentidos, o cheiro, o sabor, as formas e outros atributos. Um exemplo foi o trabalho com as cores, que aconteceu de maneira lúdica e prazerosa: um dia as crianças trouxeram objetos na cor verde; no outro, compareceram com vestidos na cor amarela e trazendo frutas coloridas, para um delicioso piquenique, e verduras para uma salada bem verde!

________________________

Leitura com a participação dos pais

Uma boa sugestão de atividade que os pais podem desenvolver com as crianças é retirar um livro da Biblioteca e registrar, em folha previamente enviada junto à pasta, as antecipações de conteúdos desse livro, perguntando ao filho: o que ele acha que a história terá, quais os personagens, o que acontecerá, como irá terminar.
Posteriormente, em sala, a professora pedirá que o aluno reconte a história à sua maneira e, na mesma folha, incluirá os novos registros.

________________________

O que penso do Colégio?

Dando prosseguimento ao Projeto "Agora é hora da Escola", os alunos do Maternal D relataram o que gostam de fazer no Augusto Laranja. Confira.

Beatriz Farias - "Gosto de pintar com esponja."
Rebecca - "Gosto de brincar com Giovanna e Isabela."
Beatriz - "Gosto de brincar com Frederico e Pedro Paulo. Também com tinta."
Tamires - "Gosto de pintar com pincel."
Fernando - "Gosto de pintar com esponja."
Júlia - "Gosto de pintar com pincel."
Pedro Paulo - "Gosto de brincar na areia, com Professor Roberto e estudar."
Luís Fernando - "Pintar."
Frederico - "Gosto de pintar com esponja."
Enrico - "Andar de carrinho e pintar."
Giovanna - "Brincar e pintar com pincel."
Isabela - "Brincar."
André Luiz - "Gosto de pintar com pincel."
Felipe - "Gosto de pintar e brincar."
André - "Brincar."

________________________

Nome próprio

Será com M ou J? João... Maria...
É com muito interesse que o Maternal B começa a conhecer as letras que compõem o nome de cada aluno. Durante a rotina e em alguns momentos do dia, a procura pela letra inicial dos nomes tem se transformado numa atividade de expressão escrita que é muito prazerosa a todos!

________________________

Recreação Com Natação

Uma das opções de atividades extracurriculares, o programa Recreação Com Natação é o resultado da parceria do Colégio com a Academia 4-Fit e está proporcionando aos nossos alunos momentos prazerosos de aprendizado, durante as aulas de natação.
Após o almoço, o horário da recreação está repleto de jogos, brincadeiras e teatrinhos relacionados com a água, e conta com a alegria e participação total das crianças. Confira, "entre um mergulho e outro", algumas fotos.

Almoço
     
Higiene    
-
     
Brinquedoteca    
     
Parque    
     
Linguagem, momento da história
Saída para a academia
Chegada na "4fit"
     
Sala de artes, multilinguagem    
 
     
Aula de natação    
     
Banho    
     
Todos prontos para retornar à escola

________________________

Conhecendo o círculo

O trabalho para levar os alunos do Maternal C a conhecer as formas geométricas está ocorrendo através de diferentes atividades lúdicas e recreativas.
Para iniciar o contato e o reconhecimento do círculo, começamos com um passeio pela Escola. Já na sala de aula, as crianças participaram de uma história. O interesse do grupo têm sido grande!

________________________


Projeto Minha Escola

Os alunos do Maternal A estão explorando os ambientes do Colégio. A cada visita aos espaços, as crianças descobrem novidades e curiosidades. Por exemplo:
"Na entrada, o segurança Vieira abre e fecha o portão e também é responsável por cuidar dos peixes."
"A secretária Cida atende o telefone. - Colégio Augusto Laranja, bom dia!"

Após visitarem algumas salas de aula, os pequenos observaram:
- o Jardim II A trabalhando o conhecimento lógico-matemático (atividade de classificação);
- o Pré trabalhando com letramento (jogo de letras).

Ao final de cada visita, os alunos de Maternal presentearam as turmas com uma apresentação da música dos animais, "Sr. Lobato", em que todos participaram cantando e dançando.

 
Alunos no Jardim II
 
 
Alunos no Jardim I A
 

________________________


Identificando a cor vermelha

Dentro do conteúdo sobre conhecimento físico, estamos trabalhando a cor vermelha no Maternal C. Entre as atividades concretas, os alunos prepararam uma saborosa gelatina de morango e procuraram pela sala brinquedos e materiais que tivessem a cor. Foi muito divertido!

________________________


Aprendizado de Física na Culinária

Durante a semana das atividades de Páscoa, os alunos do Maternal A realizaram uma aula de Culinária em que o ingrediente principal foi a cenoura - alimento predileto do Sr. Coelho. A proposta de fazer um bolo de cenoura levou toda a turma para o espaço multi-oficina.

Num primeiro momento, foi feita uma pergunta para o grupo: "Como podemos mexer os ingredientes do bolo?"
Pedro - "Com a colher na mão!"
Michel - "Com aquilo!" (apontou o liqüidificador)
Ariel - "O outro também!" (apontou a batedeira)

"Vamos usar todos os recursos?" Começamos a bater o bolo com a colher de pau (primeiros ingredientes). Os alunos notaram que a cenoura não desmanchava. Segunda opção: colocamos tudo no liquidificador e apertamos o botão. Eles perceberam que o aparelho não funcionava. "Precisa ligar lá", disse Pedro, apontando para a tomada.
Depois de batido, colocamos o líquido no pote da batedeira, com o restante dos ingredientes. Retomamos novamente o processo de descoberta. "Como funciona a batedeira"...
Foi explicado que, na tomada, tem eletricidade e é ela que faz funcionar os aparelhos. "Não pode colocar o dedo porque faz dodói...", disse Michel. Aproveitando essa fala, foram explorados os cuidados que devemos ter com objetos de cozinha e com tomadas. Após tantas descobertas, finalizamos com a degustação do saboroso bolo de cenoura!

________________________

Depois da adaptação, as boas-vindas!

No decorrer do processo de adaptação, as crianças foram aos poucos integrando-se ao novo ambiente, aos colegas e à nova professora, cada uma em seu momento, em seu ritmo de estabelecer novas relações. Percebe-se hoje um grupo com vínculos afetivos em relação aos colegas e professores, cada aluno com maneiras diferentes para lidar com novas situações.
É por isso que, após essas descobertas e com o grupo já adaptado, iniciamos nosso registro no site com um cartão de boas-vindas e um ano maravilhoso a todos.

________________________

Atividade de adaptação

Para facilitar o processo de adaptação e aproveitar o interesse que as crianças demonstraram pelos animais, realizamos uma gincana denominada "Caça aos fugitivos do zoológico". Diferentes bichos de pelúcia foram espalhados pela Escola e os alunos, motivados, os devolviam ao habitat natural deles. A brincadeira muito facilitou o entrosamento do grupo.



Sala de Aula - 2004