Parceria de sucesso!
Em dia com a saúde
Álbum de fotos
Apoio à pesquisa
Saiba Mais
Biblioteca
Câmera On-line
Maternal
EDUCAÇÃO INFANTIL
Comunicados
Projetos
Sala de aula
Visita Virtual

Festa de Encerramento de 2004

A festa dos pequenos aconteceu no dia 10/12 e foi marcada pela apresentação de números musicais de cada série a uma entusiasmada platéia, formada pelos pais. O evento teve, também, lanche com os colegas e a tão aguardada chegada de Papai Noel, distribuindo pequenos presentes e muita alegria!

"Neste Natal, que cada sorriso de criança desperte no coração dos homens uma semente de amor."

________________________________

Maternal produz trabalhos inspirados no artista Miró

Neste 2º semestre, os alunos do Maternal A deram continuidade aos trabalhos de Arte, observando e conhecendo algumas obras e os respectivos artistas. Escolheram, para produzir uma releitura, a obra "O ouro do firmamento" (1967), de Miró.

Os alunos pesquisaram informações e descobriram que Miró não era apenas um pintor, mas um artista "especial" que também realizava esculturas, tapeçarias, peças de teatro, além de muitos monumentos públicos para expressar suas idéias. Confiram alguns trabalhos reproduzidos.

________________________________

Fiscais da natureza

Com o trabalho de educação ambiental, o Maternal B está percebendo a necessidade de atuarmos como "fiscais da natureza". Todos estão dando uma mãozinha para preservar o ambiente e, com isso, ajudar a melhorar a qualidade de vida. Em sala de aula, eles selecionam sobras de papéis limpos e resíduos dos lanches, que servirão para a construção de brinquedos e jogos.

________________________________

Semana da Criança - outubro

Na Semana da Criança, a Escola transformou-se num lindo parque de diversão, com muitas brincadeiras, pipoca, algodão-doce... Os alunos da Educação Infantil assistiram a um teatro interativo sobre a história desse tipo de parque e de seus brinquedos mais famosos, como a montanha-russa e o carrossel, e viveram momentos de grandes emoções.

________________________________

Trabalhando a linguagem oral

A proposta de trabalhar relatos com as crianças do Maternal D decorreu de uma série de encaminhamentos e intervenções. Para as crianças de três anos, que já dominam a linguagem a ponto de comunicar idéias, nomear objetos e estabelecer diálogos autonomamente, surge um novo desafio: compartilhar experiências pessoais e relatar passagens e aventuras próprias, que estão ligadas à constituição de cada um como sujeito, como ser único e diferente.

Roda de conversa: "Como foi o fim de semana?"

Ariella - "Foi no clube, andou descalça, brincou com areia, o papai molhou a calça."

Gabriela A. - "Foi na casa da vovó, brincou de boneca."

Andressa - "Brincou de boneca em casa."

Gabriela R. - "Foi na casa do vovô tomar água de coco."

Thomas - "Ficou em casa."

Beatriz A. - "Foi na casa da vovó brincar, comeu chocolate."

Beatriz B. - "Foi na piscina com a mamãe e o papai."

Guilherme - "Foi na chácara."

________________________________

Bandeiras da paz

Para celebrar o Dia Internacional da Paz - 18 de setembro -, a turma do Maternal realizou um trabalho em parceria com as famílias, que consistiu na confecção de uma bandeira que representasse a própria família e a paz.
Na roda de conversa, foi discutido sobre a bandeira de cada um e as crianças expressaram o que acharam da atividade. Para finalizar, foi montado um painel com as "bandeiras da paz".

Clique nas imagens para ampliar

Mensagens de Paz

Envolvidos e conscientes da situação mundial, os alunos do Maternal C realizaram atividades relativas ao Dia Internacional da Paz. E, para enriquecer ainda mais esse trabalho, um cartaz foi afixado na porta da sala de aula, para que os pais pudessem deixar ali suas manifestações e apelos de paz. Confira:

"Para conseguirmos a paz, basta ter amor e respeito pelo outro!"
"Paz! Para um mundo melhor, mais justo, sem violência!"
"A paz não está do lado de fora e, sim, dentro de cada um. Vamos tentar ser feliz!"
"Que a luz dos nossos pequeninos faça do mundo uma grande 'bola de paz'!"
"Cada um de nós deve contribuir para alcançar a paz que tanto buscamos."
"Podereis ter paz somente se deres."

________________________________

Orgulho de ser brasileiro

O trabalho com o Projeto Pintores possibilitou aos alunos do Maternal C o contato com as obras do artista plástico brasileiro Romero Britto. Pelo fato dessas obras trazerem as cores, a alegria, a magia do mundo infantil, todos ficaram muito interessados e curiosos. Munidos de tintas e pincéis e inspirados nesse universo, nossos pequenos artistas colocaram sua criatividade em diferentes telas. Sejam parceiros destas produções!

________________________________

Construindo a identidade no Maternal

Durante o mês de setembro, o Maternal D desenvolveu um trabalho especial relacionado à construção da identidade. Os pais também participaram, enviando um pequeno texto sobre a origem do nome de seu filho. Em sala, as crianças vivenciaram momentos de curiosidade, prazer e emoção ao ouvir a professora narrar a história de seus nomes. Em seguida, cada uma desenhou um "auto-retrato" em papel, para complementar o texto. Todas essas informações constituíram o "Livro da História dos Nomes".

________________________________

Dia Internacional da Alfabetização - 08/9

Aproveitando a data comemorativa, na roda de conversa as crianças do Maternal E mostram que estão por dentro da importância de saber ler e escrever:

"Ler e escrever é importante para ler o que está escrito" - Beatriz Borges
"Para ler histórias" - Isabelli
"Escrever cartas para alguém que mora longe" - Luiza
"No mercado, a gente lê o que está escrito" - Mariana
"Ler jornais" - Enzo
"Ler revistas"- Giulia

________________________________

Maternal C em movimento

Nessa sala, o trabalho de desenvolvimento das competências motoras esteve centralizado na diversificação dos movimentos fundamentais de locomoção, como: andar, correr, saltar, pular, saltitar, escalar, rolar etc. Foram propostas atividades lúdicas, através das quais as crianças puderam vivenciar situações de exploração e descoberta desses movimentos, da construção de sua autonomia, de sua identidade. Isso permitiu-lhes o domínio das habilidades motoras, que são desenvolvidas na primeira infância.

________________________________

Sucata que vira brinquedo, que vira aprendizagem

As garrafas plásticas viraram chocalhos, as embalagens de leite tornaram-se depósito de letras. É desse jeito, transformando sucatas em jogos e brinquedos - e estes, em instrumentos de aprendizagem -, que transcorrem as aulas do Maternal B do Augusto Laranja.
Os alunos realizaram um levantamento dos objetos que costumavam jogar fora e deram sugestões do que poderia ser feito com esses materiais. Depois, confeccionaram os brinquedos, contando com a colaboração dos pais, que ajudaram na coleta das sucatas. Entre eles, estão: bimboquê, chocalho, boliche, telefone, centopéia, robô etc. E logo, logo teremos muito mais! Aguardem...

________________________________

Folclore - 22 de agosto

O Maternal E teve a oportunidade de entrar em contato com o folclore do Brasil através de variadas atividades. As crianças conheceram a lenda do Boitatá e confeccionaram a cobra com rolinhos de papel higiênico; encenaram os gestos da música "Perdi meu galinho", produzindo o galinho com massa de modelar e sua casinha numa caixa de sapatos; trabalharam a parlenda "Rei, capitão"; confeccionaram o brinquedo folclórico barangandão, que rodopia no ar, e a "chuva", um boneco gigante típico das festas de carnaval do Nordeste. Para finalizar, foi feita uma exposição desse trabalho.

________________________________

Cartões

Homenagens de pais e alunos da Educação Infantil ao Augusto Laranja, que completou 38 anos em agosto.

________________________________

Projeto Monteiro Lobato

No encerramento desse projeto de Literatura, o que não faltou foi surpresa, entusiasmo, determinação, alegria, conhecimento e parceria. Os pais, ansiosos para assistir à apresentação dos filhos, foram surpreendidos pela ilustre presença de Dona Benta e Tia Nastácia (caracterizadas pelas professoras Márcia e Viviane). Conduzidos por Dona Benta, eles receberam explicações sobre todo o trabalho realizado, em uma sala que representava o Reino das Águas Claras. Em seguida, participaram junto com as crianças, do "jogo da trilha". Para finalizar, houve a apresentação de trabalhos e, em clima de confraternização, todos degustaram uma saborosa sopa de legumes e um delicioso arroz doce.
Parabéns às professoras, equipe técnica, auxiliares e, principalmente, a todas as crianças pela entusiasmada participação!

________________________________

A Festa Junina no Maternal

Maternal D -
Para todos entrarem no clima, a sala foi decorada com bandeirinhas de papel colorido, com desenhos dos alunos. Eles realizaram vários ensaios ao som de músicas típicas, sendo uma em especial para a apresentação na Festa Junina do Colégio. Fizeram atividades de colagem de bolinhas de papel crepom branco em cortiça ("pipoca") e de "peixinho" em EVA em papel laminado, com barbante e palito de churrasco ("pescaria"). Em roda, discutiram as comidas tradicionais da festa - pipoca, paçoca, maria-mole, cachorro quente, arroz doce etc. - e, na Culinária, prepararam aquilo de que mais gostam: a pipoca. Na Informática, acessaram alguns sites especializados, onde encontraram, em meio aos trajes típicos, uma variedade de chapéus caipiras, vestidos, botas... Os alunos também foram caracterizados com tranças e pintas pretas no rosto (meninas) e bigode e costeletas (meninos).

Maternal E -
Os trabalhos foram iniciados com a história da "Turma da Mônica na festa junina". Os alunos perceberam o perigo de o balão cair sobre casas, florestas etc., prestando atenção na canção Superfantástico, do grupo Balão Mágico (sucesso infantil nos anos 80). Inspirados na música, representaram em desenhos a viagem que gostariam de fazer, a bordo de um balão. Para enfeitar a sala, as crianças desenharam em bandeirinhas os símbolos da festa junina. Pintaram "dedoches" (fantoches de dedo) da Mônica e do Cebolinha caracterizados como "caipirinhas". No quesito brincadeiras, participaram de uma pescaria com números, para trabalhar o conhecimento lógico-matemático, e de uma corrida com ovos de papel crepom, para desenvolver a parte motora. Ah, e na festa do Colégio, elas dançaram uma seleção de três músicas: Pula fogueira, Cai cai balão e São João.

Maternal F -
A sensibilização foi feita com a história de Chico Bento, a partir da qual as crianças puderam comparar a vida no campo e na cidade. Depois, elas souberam mais sobre as características das festas juninas e pesquisando sobre as comidas típicas, entre outras atividades. A culminância foi um lanche coletivo, trazido por elas.

Poesia "O doce de batata-doce"

Trabalho de expressão plástica: colagem "Pula fogueira"

________________________________

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Maternal E comemorou a importante data, no início de junho, com a produção de um texto coletivo:
"Devemos plantar sementes." - Mariana e Beatriz Borges
"Não podemos colocar fogo na floresta." - Milena
"Não jogar lixo no mar." - Fernando
"Jogar lixo no lixo." - Isabelli
"Cuidar dos animais com carinho." - Giulia
"Cuidar do mundinho com carinho." - Rafael e Rafaella

________________________________

O Sítio do Pica-Pau Amarelo

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha se encantado com as maravilhosas e fascinantes histórias do Sítio. Emília, Visconde, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho etc. estão presentes nas atividades desenvolvidas no Maternal B. Uma delas foi a apresentação, aos alunos, de todas as personagens e as histórias e aventuras de cada uma. Este trabalho foi realizado na Informática, onde as crianças puderam também observar o site do Pica-Pau Amarelo.

________________________________

Cantiga é estratégia de aprendizado no Maternal

Os alunos do Maternal A elaboraram, com a orientação da professora, uma brincadeira baseada na cantiga "A Galinha do Vizinho". O trabalho contou com várias etapas:
- conhecimento da música;
- produção de uma atividade plástica (desenho, pintura e colagem);
- atividades corporais (movimento e expressão);
- conhecimento lógico-matemático (contagem).

Por fim, as crianças participaram de um jogo/atividade motora em Educação Física, na qual brincaram com bambolê, simulando o "ninho da galinha". A cada ordem dada, era feita uma "troca" dos ninhos. O objetivo foi levá-las a se movimentar: o trabalho com o corpo também contribui para o desenvolvimento das questões atitudinais, da capacidade de se relacionar com o outro, do respeito, do diálogo e resolução de problemas. As atividades coletivas e os jogos em grupo reúnem situações extremamente produtivas para esses aprendizados, bem como proporcionam momentos de prática e consciência de regras.

________________________________

Modelagem com argila

Após ouvirem a narração da história "A lesma" - sobre uma lesma que adorava alface e, por isso, comia qualquer coisa verde que encontrasse pela frente -, os alunos do Maternal B partiram para uma atividade artística, na qual puderam manusear e explorar a argila, usando a criatividade para a modelagem de uma lesminha. Em seguida, eles saíram com suas "lesmas" à procura de objetos verdes, por toda a Escola!

________________________________

Trabalho com nomes

Os alunos do Maternal B iniciam seu dia na Escola cantando a música "Bom dia" e fazendo o manuseio de crachás. Ao chamarem o nome de um aluno, o mesmo vai para o centro da roda, apanha seu crachá e volta ao seu lugar. Esse trabalho simples permite que, gradualmente, as crianças consigam identificar seus nomes, os nomes dos colegas e as letras do alfabeto. Ao levá-las ao reconhecimento dos códigos da comunicação escrita, cria ambiente para o processo de letramento nas séries seguintes.

________________________________

A música na sala de aula

A música é uma atividade recreativa, educativa e socializadora. Dá oportunidade para a criança educar o ouvido, desenvolvendo o ritmo, despertando o gosto e a sensibilidade musical e a capacidade de improvisar. No Maternal D, fazemos da seguinte maneira:
- as crianças cantam músicas que sabem literalmente;
- aproveitando o que elas já cantam sozinhas ou em grupo, a professora acompanha com palmas, a fim de fixar o ritmo;
- novas canções são ensinadas, para que as crianças acompanhem com a voz;
- em seguida, a professora pára de cantar alguns trechos, deixando que elas continuem, até que aprendam as letras.
E, para registrar essas músicas, produzimos livros individuais que, além das letras, contêm desenhos, recortes e pinturas.

________________________________

Conscientização sobre as regras do trânsito no Maternal

O Maternal E realizou a seguinte brincadeira na pista de educação para o trânsito: num carro gigante, amarrado com barbante, as crianças tiveram que se locomover com cuidado e velocidade, respeitando o número de pessoas "dentro" do carro, observando semáforo, placas e "pessoas" pela pista.
As crianças conheceram sua "carteira de habilitação" e quais são as regras para continuar com ela. Uma delas, que mais interessou, foi quanto ao respeito ao semáforo. Foi proposta, então, uma atividade plástica em que as mãos das crianças foram coloridas para a confecção de um semáforo com as respectivas cores.

________________________________

Projeto "Era uma vez..."

O Maternal E vem desenvolvendo o projeto anual e interdisciplinar "Era uma vez...", que envolve todas as áreas de conhecimento.
No mês de março, os alunos trabalharam a história "O Patinho Feio", quando foi abordado o valor amor. Na Culinária, prepararam milho cozido (que é o alimento do pato) procurando, na receita, a letra inicial de seu nome. Também fizeram, em Artes, uma releitura da obra "Ovo-Urutu", de Tarsila do Amaral e pintaram um patinho de isopor.
Em abril, foi a vez da história da "Cinderela", abordando o valor limpeza. Foi feita uma "Abóbora Maluca", retratando o trabalho do artista italiano Giuseppe Arcimboldo, além de baile à fantasia, com direito a um delicioso doce de abóbora.
Para trabalhar com o valor responsabilidade, em maio, as crianças conheceram a história do "Pinóquio". Fizeram patê de atum, pelo fato de o peixe ser um dos animais do enredo.
Este projeto está sendo realizado com grande sucesso, alcançando seu objetivo ao sensibilizar as crianças, através das histórias infantis, a respeito da importância dos valores.

________________________________

Pintores em ação

Em continuidade ao Projeto Pintores, os alunos do Maternal A estão realizando várias pinturas, inspirados nas obras de alguns mestres dessa arte. O objetivo é também explorar materiais diversos (como tinta caseira, tinta extraída de vegetais, papéis reciclados, materiais em texturas variadas etc.) e trabalhar as percepções nos pequenos. Veja uma amostra dessas atividades.

________________________________

Vivendo o valor limpeza

O Maternal A realizou no mês de abril um trabalho sobre o valor limpeza, através da reciclagem, com alguns produtos trazidos para o lanche, tais como: caixas de suco, potes de iogurte, pacotes de bolacha...
Com a ajuda da professora, as crianças fizeram a seleção do "lixo", lavando as embalagens, picando, amassando, enfim, transformando-as em sucata. Usando técnicas de colagem e pintura, criaram verdadeiras obra de arte.
O objetivo do trabalho foi mostrar a importância da limpeza para a saúde física e mental e para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as pessoas e o meio ambiente.

________________________________

Literatura

Os alunos do Maternal A iniciaram o projeto de Literatura com a narração da história Os animais do Sítio e até dramatizaram a música "Galinha Pintadinha".
O entusiasmo foi tanto, que já começamos a estudar e conhecer os principais personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A Dona Benta, por exemplo, trouxe uma linda história e a tia Nastácia, que não gosta de ver crianças de barriga vazia, nos ensinou a fazer uma deliciosa receita de bolacha de coco.
Experimente você também! Siga corretamente as instruções e bom apetite!

Biscoito de Coco da Tia Nastácia
Ingredientes:
2 ovos
2 xícaras de açúcar
250g de margarina
5 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pacote de coco ralado

Como fazer:
Coloque todos os ingredientes em uma tigela grande e misture com as mãos, até formar uma massa consistente. Faça bolinhas e coloque em uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido. Retire do forno quando as bolachas estiverem douradas.

________________________________

Projeto Pintores

Iniciamos este projeto com um passeio pela Escola, onde as crianças puderam observar e localizar "obras de arte". Nesse primeiro momento, as crianças exercitaram suas potencialidades perceptivas, imaginativas e fantasiosas, observando cada quadro visto. Após o passeio, o grupo escolheu uma obra (pintura de uma centopéia, com figuras de árvores, sol e plantinhas ao fundo) e começou uma atividade de releitura da mesma. Aguardem as novidades deste trabalho do Maternal A...

________________________________

Nossas Músicas

Está sendo muito prazeroso para as crianças do Maternal D o trabalho com canções infantis. Elas estão confeccionando, individualmente, um livro de músicas, em que cada uma, além de conhecer a letra, também começa a ter noções de formas (humanas). E a música inicialmente trabalhada foi "A Barata". E vem mais por aí... Aguardem!

________________________________

Vamos nos conhecer?

Através de brincadeiras, jogos e cantigas o Maternal está aprendendo a conhecer partes de seu próprio corpo e a reconhecê-las nos amigos da sala. Esse aprendizado vem permitindo atividades que estão despertando o interesse de todo o grupo.

Confira alguns depoimentos de pais sobre o portifólio "Da cabeça aos pés", realizado pelos alunos.

"Estamos apreciando bastante este trabalho, uma vez que percebemos Beatriz, aos 2 anos, familiarizando-se com sua imagem, reconhecendo gradativamente as partes de seu corpo e conhecendo suas possibilidades. As músicas ensinadas auxiliam muito esta assimilação."
(Márcio e Mônica - pais de Beatriz Gimenes de Menezes)

"O portifólio mostra algumas atividades realizadas pelo Pedro na escola, o que deixa a mim e a toda família muito orgulhosos de como ele está se desenvolvendo. Foi uma sensação muito gostosa".
(Wesley - pai de Pedro Paulo)

"Acho importante que a criança tenha plena consciência de seu corpo, que não deixa de ser um pequeno mundo, para que, depois que crescer, possa conhecer melhor o real mundo em que vivemos."
(Paula Bonilha - mãe de Felipe Ruiz Bonilha)

________________________________

Saboreando...

É realmente assim que os alunos do Maternal vêm participando das aulas de Culinária, criando sucos e vitaminas de frutas naturais. As crianças gostaram muito de preparar essas bebidas, espremendo laranja, cortando melão ou adoçando limonadas. Essas aulas têm sido um espaço onde podemos estudar a alimentação e a nutrição como ciência e arte, juntos descobrindo muitas curiosidades sobre as frutas e suas misturas.

________________________________

Páscoa: momento de paz e união
A comemoração na Educação Infantil

A Páscoa simboliza mudança. É um estágio de preparação para viver uma nova fase da vida...

O objetivo de comemorarmos a Páscoa é o de tentar mostrar aos nossos alunos o real motivo deste feriado. Ao mesmo tempo, refletir sobre a vida do ser humano e como devemos conduzir nossas mudanças. Elas devem ser realizadas nas atitudes e no planejamento da nossa vida futura, tirando do coração mágoas e sentimentos negativos. A mudança deve ser um processo contínuo e permanente!

Como atividade inicial, perguntamos aos pequenos o que é a Páscoa? Confira, abaixo, algumas respostas:

O Maternal respondeu:
"Amor" - Luana
"Coração de amor" - João Victor
"Amigos alegres" - André
"Orelha do coelho e cestinha" - Ariella
"Coelho" - Paula
"Ovinho" - Isabela
"Chocolate" - Felipe
"Azul" - Fernanda

Para o Jardim I:
"Eu adoro o coelhinho, ele é o meu amor." - Victória G.
"No Guarujá, o coelho escondeu o meu ovo no barco do meu avô." - Yuri
"É muito legal! Já sei fazer ovinhos da Páscoa com jornal." - Bruna
"O coelhinho trouxe um brinquedinho e colocou embaixo do tapete." - Pedro
"Ver o coelho e ganhar ovos." - Isabella
"Ver o coelho bem grande, comer muitos ovinhos de chocolate e passar as 'férias' em Ibiúna." - Isabel
"Primeiro eu como um jantar e, depois, os ovinhos de Páscoa." - Bruno
"Quando eu sonho com ovo de Páscoa amarelo." - Caio
"A Páscoa é o símbolo da Páscoa." - Giovana
"Dia de harmonia e felicidade." - Guilherme
"É o dia (em) que os coelhinhos trazem ovos." - Isabella
"O coelho traz ovos para as crianças." - César
"A Páscoa é um dia de amor." - Eduardo
"Quando o coelho traz o ovo, chegou a Páscoa!" - Lívia
"Quando a gente come ovo de chocolate." - Lucca

________________________________

Atividades da Semana de Páscoa (05 a 07/4)

Cada sala trabalhou com os símbolos da festividade e criou um cartaz com aquele escolhido. Veja o exemplo do Jardim II.

Após conhecermos o significado de cada símbolo da Páscoa, o grupo interessou-se mais pelo "ovo". Ele é o mais antigo símbolo da festa, representando fertilidade e o começo de uma nova vida!
Jardim II A e B

Teve também um teatro especial, baseado no livro A aventura maluca do Papai Noel e do Coelho da Páscoa, apresentado aos alunos, e a brincadeira "Caça ao Coelho", garantindo grande motivação e alegria na celebração no Augusto Laranja.

________________________________

O versátil arroz: mil e uma utilidades

Em homenagem ao Ano Internacional do Arroz, a sala do Maternal C preparou um delicioso risoto. Os alunos ficaram sabendo da importância do arroz na elaboração desse prato, como fonte de alimento e de proteínas. Também foram criados brinquedos para enriquecer essa atividade e mostrar a versatilidade do cereal.
Não sobrou um grão no prato!

________________________________

Projeto "Minha Escola"

A turma do Maternal não perde tempo! Animados com o projeto que estão desenvolvendo sobre a Escola, os pequenos pesquisaram e descobriram muitas curiosidades. Por exemplo: em um passeio pelas instalações, visitaram a sala do "tio Vieira" (monitor de portaria), onde puderam conhecer e acompanhar de perto o trabalho dele.

________________________________

Alunos preparam-se para iniciar trabalho sobre os dinossauros

"Dinossauros" é o tema escolhido para o próximo projeto do Maternal B. A idéia surgiu quando um dos alunos demonstrou curiosidade em conhecer melhor esses imensos animais. A partir daí, durante as conversas e brincadeiras, foram aparecendo diversas questões que despertaram o interesse de toda a classe. Aguardem novidades!

________________________________


Carnaval no Maternal

Os pequenos fantasiaram-se para o baile de Carnaval. Todos se divertiram e brincaram bastante. Representaram a origem da festividade, quando, nos bailes, as pessoas usavam máscaras e jogavam confetes e serpentinas.

Você sabia?
- A primeira música carnavalesca foi "O abre- alas", composta por Chiquinha Gonzaga, em 1899.
- A primeira escola de samba criada no Rio de Janeiro, em 1928, foi a "Deixa Falar", atual Estácio de Sá.