Um pouco sobre a cultura japonesa aos alunos do Maternal
Maternal: dramatização para comemorar o Dia do Meio Ambiente
Maternal diverte-se no passeio à fazenda Estação Natureza
Álbum de fotos
Apoio à pesquisa
Saiba Mais
Biblioteca
Câmera On-line
Maternal
EDUCAÇÃO INFANTIL
Comunicados
Projetos
Sala de aula
Visita Virtual

Mais uma parceria de sucesso!

Cada vez mais, escola e família desempenham papéis integrados e fundamentais na educação e na formação de nossas crianças. Durante este 2° semestre o Setor de Orientação Educacional convidou os pais para virem à escola ministrar palestras, o que proporcionou não só um contato maior com o universo infantil, mas também mostrou aos alunos uma abordagem mais específica sobre várias profissões. A iniciativa foi tão bem aceita, que avós e tias também tiveram seu espaço de apresentação.
Confiram!

No dia 20 de novembro, o Jardim I recebeu a visita da nutricionista Christie W. Spadão, mãe dos alunos Caio e Cesar, que conversou com os pequenos sobre a importância de uma boa alimentação.
Christie ilustrou sua palestra apresentando exemplos de cada grupo da Pirâmide de Alimentos, que devem compor uma refeição: carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas.
Para finalizar, todos montaram seu prato e puderam saborear uma deliciosa e balanceada refeição. Foi um momento muito interessante!

A profissional de eventos Kátia Balacci, mãe da aluna Marianna, foi a visita especial do Jardim I no dia 09/12. Ela preparou com a turma uma linda mesa de Natal. Os alunos participaram de todas as fases da montagem. E, para complementar esse momento de festa e alegrar a todos, Kátia trouxe bolo e deliciosos docinhos...

No dia 03/12/03 o Jardim I B foi visitado por Marcos Cesar Franceschini (pai do aluno Lucca), que conversou com a turma sobre atendimento ao cliente. Imerso no universo infantil, Marcos destacou valores referentes à convivência, transmitindo a mensagem de como nos sentimos quando somos tratados bem ou mal. Para finalizar, contando com o apoio da professora, realizou uma dramatização simulando uma loja de brinquedos.

O Jardim I recebeu no dia 31/10 a visita de Márcia Ferrara, mãe da aluna Ana Luiza G. L. Ferrara, para uma conversa sobre Marketing. Como os produtos chegam aos supermercados, padarias e como os mesmos são compostos (embalagens) e distribuídos? As crianças ficaram sabendo de tudo isso e muito mais! Márcia enriqueceu a palestra com cartazes, que estimularam a atenção e a visualização do grupo.


O Maternal recebeu a Sra. Maria José, professora de música e avó do aluno Gustavo D. Camargo Lima, no dia 21/10. Ela trouxe seu acordeom e, com sua experiente didática,
proporcionou às crianças momentos de descontração e aprendizado, através de músicas do repertório infantil. Gustavo, bastante orgulhoso, acabou até virando maestro!

O Jardim I teve a oportunidade de receber, no dia 27/10, a fotógrafa publicitária Fernanda Sá, mãe da aluna Julia de Sá Fioretti, para contar às crianças sobre sua profissão. Fernanda trabalhou com o grupo a importância de dar vida a foto, despertando atenção das crianças para as imagens do dia-a-dia em embalagens, revistas, juntamente com noções de estética e composição. Com o auxílio de todos, montou uma foto de suco de frutas, utilizando a maçã como imagem central. Foi uma atividade enriquecedora, uma experiência inédita!


No dia 21/10 o Maternal recebeu Cristiane Ortegosa da Cunha, mãe do aluno Fernando, cirurgiã-dentista e excelente culinarista nas horas vagas. Com o auxílio dos alunos, Cristiane preparou deliciosas TRUFAS! O encanto que o chocolate tem fez com que as crianças permanecessem atentas a todos os passos da receita.
É claro que, como dentista, também deu recados sobre a necessidade e importância da escovação após a ingestão de doces. Na hora da saída, os pais do Maternal também puderam degustar as trufas.

Administrar e intermediar a venda de apólices de seguro. Como explicar as atividades do Corretor de Seguros para crianças de 4 a 5 anos?
Nada mais concreto do que vivenciar as situações através da dramatização. Quem comandou essa atividade ao Jardim I, no dia 15/10, foi a Corretora de Seguros Andréa C. Andrade Clemente, mãe da aluna Isabella, abordando questões sobre seguro de automóvel, seguro para incêndio e previdência privada.
Conceitos e valores trabalhados:
· Importância de atitudes preventivas
· Necessidade de economizar
· Valor do dinheiro
· Relação entre investimento e retorno
· Poupar para usufruir quando necessário
· Respeito às regras de trânsito
· Medidas de segurança
· O papel do Corpo de Bombeiros
· De que forma o idoso pode usufruir dos benefícios que a idade traz

"Com esta apresentação, minha intenção foi relacionar vários temas que o Colégio trabalhou com a minha profissão, certamente desconhecida pelos alunos, e também transmitir a eles noções de preservação e economia doméstica. Espero que tenham gostado!"

Certamente todos nós gostamos!!!


Mais uma vez tivemos a oportunidade de receber Ana Paula Zagallo, mãe dos alunos Lucas e Ana Paula. No dia 22/10, ela veio falar às crianças de Pré e Jardim I sobre a criação e fabricação de tapetes, enfocando a questão do compromisso social.
Ana abordou o lançamento da coleção 2004 de sua empresa, cuja criação foi realizada por personalidades. Os tapetes produzidos foram leiloados, com a renda revertida para a Fundação Ação Criança - uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo combater a desnutrição de crianças na faixa de 0 a 7 anos.
Nesse encontro, os alunos dramatizaram um leilão e o desfile de um modelo criado a partir da trama de um dos tapetes. Uma das coisas mais importantes desta proposta foi a possibilidade de discutirmos como podemos contribuir em benefício das crianças carentes. Foi uma verdadeira aula de CIDADANIA!

O Maternal recebeu, no dia 3 de outubro, a Dra. Adriana Martins Folin, tia da aluna Ana Beatriz N. Forlin. A dentista conversou com as crianças sobre como uma boa alimentação auxilia na prevenção dentária e como executar uma boa escovação diariamente. Para finalizar, todos assistiram ao filme do Dr. Dentuço.
Agradecemos a Dra. Adriana pela disponibilidade em vir de Vargem Grande do Sul especialmente para este encontro.


- Em 05/9/2003 o Jardim I recebeu a visita da Dra. Ione Kinugawa, mãe da aluna Lívia Maria Kinugawa Nunes, para uma conversa sobre boa alimentação, escovação e prevenção dentária.
Os pequenos assistiram também ao filme do Dr. Dentuço, enriquecendo o encontro.




- Em 15/9/2003, os médicos veterinários Dr. Julian A. Salas e Dra. Karen S. Salas, pais da aluna Clara Steurer Salas, vieram conversar com o Maternal sobre suas profissões e sobre animais mamíferos e suas características. Trouxeram cachorrinhos e roedores, para mostrar a diferença entre os tipos de mamíferos.




- Em 19/9/2003 os alunos de Jardim II receberam a artista plástica Ana Paula R. Sanz Edmunds (mãe do Rafael) para um bate-papo sobre sua profissão, ilustrado com algumas obras de sua autoria. Ana Paula falou a respeito de tonalidades e misturas de cores e, para finalizar, propôs que todos participassem da pintura de painéis referentes à PRIMAVERA.





- Em 30/9/2003, o Maternal teve a honra de receber a Sra. Anahid, avó da aluna Rafaella K. C. Fietta, artista plástica, que ilustrou o encontro com alguns quadros de sua autoria.
Demonstrou para o grupo sua grande habilidade em pintar flores, incentivando a todos a compor um painel bastante florido.





Em 01/10/2003, a Unidade Campo Belo teve um final de tarde musical. Rubens Junior, irmão da professora Fabíola Loureiro, encantou a todos tocando sua flauta transversal, com músicas do repertório infantil.





Também no dia 01/10/2003, o médico veterinário Dr. Fábio A. Esteves, pai dos alunos Giovanna e Enrico, enriqueceu com sua visita o projeto sobre animais, que as crianças do Maternal desenvolvem. Trouxe informações e novos conhecimentos referentes a alimentação, pelagens e cuidados necessários com animais. Para ilustrar, trouxe uma tartaruga, um pássaro e um cachorro.

"Por que os dentes caem?"
"Que tipo de escova uma criança deve usar?"
"Porque temos cáries?"
Estas e outras perguntas invadem o pensamento de nossas crianças, pois é nesta fase que ocorrem as primeiras trocas de dentes. No dia 01/10/2003, Dra. Ana Paula, mãe do aluno Arthur Dietrich, compareceu à escola para nos ensinar mais sobre este tema e sanar nossas dúvidas. Assistimos a um filme, aprendemos sobre como cuidar de nossos dentes e principalmente, a combater a "Mutans" (bactéria causadora da cárie).
Foi um momento bastante agradável e, com certeza, contribuiu para o aprendizado dos alunos.

Ciranda, cirandinha...

Uma volta aos melhores momentos da nossa infância, quando as cantigas de roda faziam parte das brincadeiras, o projeto Nossas Canções do Dia-a-dia, do Maternal, encantou os pais que compareceram no dia 28/11 para vivenciar cada canção apresentada.

 

Alunos do Maternal, cozinha e bate-papo...

As crianças participaram de uma enriquecedora aula na Culinária, onde prepararam uma massa de bolo com ovos, farinha, cenoura e açúcar. Aproveitou-se o momento para abordar, num interessante bate-papo, a origem dos alimentos e os hábitos alimentares.
Para encerrar, os alunos cobriram o bolo com uma deliciosa cobertura de chocolate derretido!


Biblioteca: um espaço de descobertas!

Aqui, as crianças aprendem a gostar dos livros desde cedo... Os alunos do Maternal, por exemplo, já descobriram as possibilidades de aventura, diversão e aprendizagem que a Biblioteca oferece. Além de ouvir as histórias contadas e interpretá-las com fantoches e fantasias, os pequenos adoram os momentos em que podem escolher livros para ver e trocar com os colegas. Eles até já emprestam e levam seus livros preferidos para casa!


Em dia com a saúde

Visando a uma alimentação boa e saudável, a turma de Minimaternal realiza quinzenalmente momentos nutritivos e prazerosos na culinária, onde as crianças "colocam a mão na massa" e participam, principalmente, da higienização dos alimentos.


A sopa de legumes foi saboreada várias vezes pelas crianças.


Depois, no momento da higiene, as crianças escovaram os dentinhos...


...e colocaram o pijama para irem para casa!

Música

Para estabelecer uma comunicação entre a criança e a música, a sala do Maternal desenvolveu, entre suas atividades de expressão oral, "as cantigas de roda".
Utilizando diferentes técnicas, as crianças confeccionaram uma apostila com as músicas cantadas no seu dia-a-dia. A cada canção trabalhada, os alunos tornam-se ouvintes mais conscientes e passam a entender melhor o valor da música.

 

Mini-maternal trabalha com as cores

A fim de levar os pequenos a reconhecer as cores, foram propostas algumas atividades às turmas.
Uma delas incluiu o preparo de uma salada de frutas amarelas, com melão, pera e banana. Posteriormente, realizou-se um jogo da memória com o objetivo de associar frutas e cores respectivas. Para encerrar, as crianças vieram à Escola vestindo roupas amarelas, observando na sala objetos da mesma cor e comparando-os com outras cores encontradas.

Outra atividade foi a brincadeira com o "dado das cores", o qual a criança joga e encaixa a tampinha com a cor correspondente. Simultaneamente, foram trabalhados aspectos como cooperação, respeito, conhecimento lógico-matemático, linguagem oral e percepções tátil e visual.

 

Você é aquilo que come!

Os pequenos do Maternal já vem sendo conscientizados sobre a importância de alimentar-se bem, através do projeto "Mantendo a saúde".
Depois de uma discussão sobre alimentos bons para o crescimento e para a saúde, as crianças prepararam uma saborosa salada de legumes cozidos.
Descascando, cortando e temperando os legumes, ficou muito mais divertido comer e experimentar aquilo que faz bem!

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site: http://guiadobebe.uol.com.br/nutrição


Maternal entra em contato com a Matemática

As noções de contagem são construídas pelas crianças a partir das experiências que lhe são oportunizadas pela interação com o meio e pela troca com outros indivíduos.
Sendo assim, cada aluno do Maternal esperou ansiosamente e atentamente sua vez em um jogo interessante com um dado gigante e peças coloridas. As crianças já começaram a experimentar as relações de quantidade.


Maternal trabalha com as percepções

Para estimular a percepção tátil e visual, os alunos do Maternal caminharam descalços sobre um tapete com diversas texturas: algodão, lixa, camurça e E.V.A. A atividade também propiciou o trabalho com a lateralidade, o equilíbrio, a espontaneidade e a consciência corporal.


Desenvolvendo arte na Educação Infantil

As classes da Educação Infantil estão realizando um trabalho na Biblioteca, através do qual conheceram alguns pintores e compositores. Cada turma escolheu uma personalidade para pesquisar e produzir novas obras a partir das originais, envolvendo artes plásticas, literatura, expressão oral e escrita e música.


"Marcha soldado"

No mês de agosto o Maternal participou de diversas atividades, entre elas a confecção de um chapéu de soldado e, em seguida, a marcha pela Escola. Foi muito gostoso!

 

Primeiros passos no conhecimento lógico-matemático

O grupo do Maternal vem trabalhando intensamente com jogos relacionados ao conhecimento lógico-matemático. Classificar frutas, cores, contar e reconhecer os números são atividades que as crianças adoram, assim como participar do jogo da "trilha".

 

Onde está o Jacaré?

Foi essa pergunta que a professora fez aos alunos do Maternal, depois de contar uma história sobre o desaparecimento do Jacaré. As crianças, então, saíram pela escola à procura dele. Desvendando as pistas, conseguiram encontrá-lo.
Através de brincadeiras e jogos, os pequenos aprendem muito. Isso porque, ao brincar, lidam com o mundo de forma espontânea, criando um espaço diferenciado de expressão e emoção.


Palestra sobre Letramento

Os pais da Educação Infantil assistiram, nos dias 11 e 20/8, à palestra "Ensinando a ler e escrever no terceiro milênio", ministrada pela professora e especialista na área de linguagem, Maria Fernandes, quando tiveram a oportunidade de obter mais informações sobre o Letramento. Confira alguns depoimentos:

"No mundo atual, onde as informações transcendem as barreiras geográficas, o Colégio Augusto Laranja tem desenvolvido as melhores práticas de ensino, fazendo com que nossas crianças conquistem conhecimento e capacidade de raciocínio, estando assim melhor preparadas para o futuro."
Ivan e Ana Paula Dietrich (pais de Artur - Pré)

"Achei a exposição da Maria Fernandes excelente! Nunca havia assistido a uma palestra sobre alfabetização. Eu não esperava uma apresentação tão rica em conceitos, todos muito bem amarrados entre si. Ela conhece mesmo o assunto e o expõe de uma forma muito clara e fácil.
Pensei que fôssemos falar sobre aprender a ler e a escrever, mas pude entender melhor as enormes transformações que vêm ocorrendo no processo de educação nos últimos anos e do quanto é importante que nós, pais e mães, tenhamos as informações no tempo certo para assimilar essas mudanças e contribuir ativamente para o letramento dos nossos filhos. A educação mudou e estou convencida de que foi para muito melhor. Se eu não tivesse visto essa apresentação, talvez não tivesse esta certeza."
Ana Paula F. Allain (mãe de Eduardo - Jardim I e Fernando - Maternal).


Confraternização Pais & Filhos

No dia 16 de agosto o Colégio homenageou os pais de Educação Infantil e 1ª a 4ª Série com uma oficina ministrada pelo Grupo Barbatuques. Pais e filhos participaram de uma divertida "orquestra do corpo". A atividade foi um verdadeiro sucesso!

Um pouco sobre a cultura japonesa aos alunos do Maternal

No Dia do Turismo, 06 de junho, uma das turmas de Maternal recebeu a visita de Cristina Inuy Miyake, mãe do aluno Leonardo, para contar um pouco sobre a cultura japonesa. Ela mostrou alguns objetos e alimentos típicos ao grupo, além de confeccionar um "tsuru" - pássaro de origami que, segundo os japoneses, traz muita sorte àquele que o ganha. Ao final, cada criança foi presenteada com um pequeno "tsuru".
Esse encontro permitiu também o enriquecimento do trabalho com o projeto "Família: cada um tem a sua".



Maternal: dramatização para comemorar o Dia do Meio Ambiente

O Maternal comemorou o "Dia do Meio Ambiente", em 05/6, com uma apresentação aos pais, incluindo a dramatização da música "Tamanduá". Elefantes, gatos, lobos, macacos e o próprio tamanduá foram os animais escolhidos pelo grupo.
Nossos alunos puderam expressar-se e sua atuação recebeu toda a admiração dos pais.



Maternal diverte-se no passeio à fazenda Estação Natureza

A turma do Maternal foi passear na Fazendinha Estação Natureza. Lá, os alunos tiveram contato com diversos animais. Entre os preferidos, os patos, a cabra, a vaca, o coelho. Adoraram andar a cavalo e de charrete. Descobriram diversas curiosidades. Por exemplo, que a tartaruga gosta de comer camarão e o porco da índia come a mesma ração dos peixinhos da Escola. Sem dúvida, foi um passeio com "gostinho de quero mais"!

 

Maternal recebe visitas

Para enriquecer nosso trabalho com o projeto "Vida em família", convidamos familiares das crianças a participar de atividades dentro da Escola.
Recebemos primeiramente a visita de Dona Maria do Carmo, avó dos alunos Arthur Marin Freitas e Larissa Marin Russo. Ela realizou uma atividade de culinária, ensinando a preparar gostosos "biscoitinhos de maizena". As crianças trouxeram os ingredientes e, com animação, colocaram "mão na massa".
Em outro momento, recebemos Renata Ferri S. de Carvalho, mãe da aluna Isabela Sobrosa de Carvalho, que veio cantar e tocar violão. Em seu repertório, músicas como "Meu pintinho amarelinho", "Indiozinho" e "Marcha soldado". As crianças gostaram muito e receberam dela uma pequena lembrança.
Agradecemos às visitas pelas oportunidades proporcionadas a nossos alunos. Acreditamos que experiências como essas certamente enriquecem o aprendizado, bem como a relação escola-família.

Carta enviada por D. Maria do Carmo

Tia Jarlene e tias Joana e Dani,

Com um grande prazer aceitei participar de uma aula de Culinária, visando à minha participação como avó no projeto sobre a importância da família, já que tenho um casal de netinhos no Maternal.
Foi uma manhã muito feliz. Além da novidade de estar com as crianças, fui tratada por vocês com uma dedicação e carinho, que não vou esquecer.
Senti também o quanto foi importante para as crianças, porque agora percebo que não só os meus netos me recebem com alegria quando eu vou buscá-los, mas seus coleguinhas também. Alguns me abraçam e já recebi até beijos; me mostraram fotos de suas famílias, que se encontram em painéis espalhados pela classe.

Abraços,
Maria do Carmo Marin
(26/5/03)


Literatura - Monteiro Lobato

Com entusiasmo, curiosidade e prazer, os alunos do Maternal foram apresentados ao mundo mágico de Monteiro Lobato.
Através de histórias narradas, figuras expostas na sala de aula e vídeos, as crianças observaram e conheceram personagens e detalhes de cada ambiente do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Também colocaram a mão na massa! Com diversos materiais, como sucata, argila, tinta e papéis, reproduziram uma maquete recriando personagens, animais e ambientes especiais do Sítio.

 

Projeto Água Doce

É necessário que, desde os primeiros anos de vida, as crianças percebam a importância de se utilizar a água de maneira inteligente. Por isso, trabalhamos com o Maternal o consumo e a responsabilidade de economizar esse ingrediente essencial à vida. Por exemplo, na hora de escovar os dentes. Os pequenos adoraram!

 

Desenhos

Os alunos de Maternal participaram da confecção de dois livros de desenhos e colagens, atividade que os motivou bastante.
O desenho da criança expressa seus sentimentos, pensamentos, descobertas, alegrias e tristezas. Por meio dele, a criança brinca de faz-de-conta e verbaliza narrativas que exprimem sua imaginação.



 

Poesia e pincel...

O Maternal vem ampliando seu universo cultural através do trabalho com poesias. Além de ouvir e conhecer amostras, as crianças usufruem do prazer oferecido por esse gênero literário.
A leitura da poesia pela professora é muito importante. As crianças atuam como ouvintes, numa escuta que nunca é passiva; enquanto escutam, dialogam com quem lê.
"Pincel", de Ricardo Azevedo, foi uma das poesias trabalhadas pelo grupo. E, para complementar a atividade, os pequenos também brincaram com esse objeto, descobrindo suas características e o que poderiam fazer com ele.

 

Maternal trabalha cantigas folclóricas

Quem não se lembra da música de "Boi da cara preta"? Ou da letra de "Ciranda-cirandinha"? As cantigas, parte de nosso folclore, continuam emocionando diversas gerações, pois cantar ainda é uma das brincadeiras mais divertidas para as crianças (e para adultos também!).
Neste 1º período, o Maternal trabalhou com o livro "Quem canta seus males espanta", resgatando algumas cantigas ricamente ilustradas por crianças. Partindo dessa vivência, surgiu a idéia de fazer uma pequena dramatização com uma canção: a escolhida foi "O Sabiá". O resultado foi um trabalho bastante especial, desenvolvido em conjunto com a área de Música e Biblioteca.

 

Dia Internacional do Livro Infantil - 02/4

Para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil, em 02 de abril, o grupo de Maternal fez uma apresentação aos pais da música "O Relógio", de Vinícius de Moraes. Na Biblioteca, as crianças ensaiaram com muita motivação. Confeccionaram também os adereços: relógios bem grandes para colocar na barriga.
Na hora de apresentarem, expectativa e movimentação intensa... Todos em pé, dançaram, brincaram de roda, imitaram o tic tac, levantaram os braços e mexeram os pés. Os pais aplaudiram e os alunos agradeceram. Com certeza foi um dia muito especial!

 

Trabalhando o amor

No Maternal, o projeto Vivendo Valores na Escola vem sendo concretizado por meio de atividades lúdicas e plásticas. No mês de março, trabalhamos com o amor, realizando trabalhos que reforçaram a prática deste valor para uma melhor convivência de todos, dentro e fora da escola.

 

Mestres-cucas mirins

Por meio das aulas na Culinária, as crianças do Maternal aprendem brincando e auxiliam no preparo de receitas deliciosas e nutritivas. Umas delas foi o Bolo de Banana que, depois de pronto e degustado por todos, gerou comentários como:
"Hummm, que gostoso!"
"Quero mais um pedacinho!"
"Cadê a banana?"

A receita deste bolo, que fez tanto sucesso, é:

Ingredientes:
5 bananas bem maduras
3 ovos
1/2 xícara de chá de óleo
3 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bater no liqüidificador as bananas picadas, os ovos e o óleo. Passe esta mistura para uma tigela e junte o açúcar, a farinha de rosca e o fermento. Despeje a massa em uma forma untada. Asse em forno médio por aproximadamente 35 minutos.
Bom apetite!!!


Maternal realiza experiências com a água

Na véspera do Dia Mundial da Água (22/3, um Sábado), a turma de Maternal fez sua comemoração através da realização de experiências com esse importante recurso: as crianças cheiraram, degustaram, mexeram e observaram sua cor. O grupo relatou observações interessantes quanto à sua utilização em nosso dia-a-dia:
- na limpeza do chão;
- na hora de fazer a comida;
- para escovar os dentes.
Esse momento foi muito importante para os alunos, que também estão descobrindo, conhecendo e compreendendo como cuidar melhor da água, através do Projeto Água Doce.


Música

A turminha do Maternal conheceu, nas aulas de Música, dois amiguinhos: o Lico, um coelhinho muito esperto e o Leco, um patinho engraçado. Juntos, eles ensinaram a nossas crianças lindas canções utilizando alguns instrumentos musicais.


Pescaria

Uma das atividades que muito divertiu os alunos de Maternal foi a pescaria organizada no espelho d'água da Escola. Na brincadeira, as crianças trabalharam noções de quantidade, cor, tamanho e sentiram-se "potenciais pescadores". Nosso dia-a-dia é assim, diversificado e alegre. Dessa maneira, a aprendizagem flui com muita naturalidade.



As histórias na adaptação do Maternal

O período em que a criança fica na escola durante a adaptação é de extrema importância para criar vínculos com professores e colegas. Para que isso transcorra de forma tranqüila, organizamos diversas atividades. Como, por exemplo, a história do sítio, quando conhecemos a galinha "manhosa", o cachorro "cafofo", o peru "totonho", o porco "lingüiço" e o burrinho "sossegado". A cada dia, as crianças levavam para casa um desenho relativo à essa história e ela, assim, foi tomando corpo em meio ao entusiasmo dos pequenos.


Maternal faz "festa dos bichos"

Durante o período em que os alunos do Maternal encontram-se na escola, vivenciam diversos momentos que estimulam a criatividade. Dentre as atividades, destaca-se a participação das crianças na elaboração da "Festa dos Bichos": com direito a bolo e sucos, os alunos cantaram parabéns e se divertiram com os bichinhos de pelúcia. Foi um dia prazeroso para todos!

 

Volta às aulas

No primeiro dia de aula, os alunos do Maternal expressaram em seus rostinhos a alegria de vir à escola. Eles conheceram a história do gatinho Lulu - com quem aprenderam a regar as plantas do parque - e ajudaram a preparar um saboroso pão.
No Jardim I, o retorno às aulas teve muita motivação e novidades: a sala de aula, os professores, os brinquedos variados, o reencontro com os amigos e a satisfação das novas amizades, muita coisa para ver e fazer...
Que semana animada a do Jardim II! Muitas histórias para ouvir e contar, jogos, brincadeiras, descobertas...
No Pré, a ansiedade e a curiosidade iniciais foram, aos poucos, dando espaço à segurança, participação e integração de crianças e professores, através de atividades carinhosamente planejadas, a fim de que todos pudessem se sentir ainda mais acolhidos na nova série.
Aguardem novas notícias!

VOLTAR