Álbum de fotos
Apoio à pesquisa
Saiba Mais
Biblioteca
Câmera On-line
Jardim II
EDUCAÇÃO INFANTIL
Comunicados
Projetos
Sala de aula
Visita Virtual

 

Festa de Encerramento de 2004

A festa dos pequenos aconteceu no dia 10/12 e foi marcada pela apresentação de números musicais de cada série a uma entusiasmada platéia, formada pelos pais. O evento teve, também, lanche com os colegas e a tão aguardada chegada de Papai Noel, distribuindo pequenos presentes e muita alegria!

"Neste Natal, que cada sorriso de criança desperte no coração dos homens uma semente de amor."

________________

Semana da Criança - outubro

Na Semana da Criança, a Escola transformou-se num lindo parque de diversão, com muitas brincadeiras, pipoca, algodão-doce... Os alunos da Educação Infantil assistiram a um teatro interativo sobre a história desse tipo de parque e de seus brinquedos mais famosos, como a montanha-russa e o carrossel, e viveram momentos de grandes emoções.

________________________________

Jardim II visita Apiário

No dia 16 de setembro, os alunos foram a um apiário, localizado em plena reserva de Mata Atlântica, para observação direta e conhecimento da vida em colônia das abelhas. Por meio de uma animada aula, o grupo aprendeu um pouco mais sobre as produções, a organização social e a importância desses insetos para a natureza. Degustaram, ainda, um delicioso mel produzido no local.

 

________________________________

No mundo dos insetos

Esses bichinhos, que parecem ser tão frágeis e delicados, vivem no nosso planeta há bem mais tempo que nós. É muito fácil encontrá-los por aí... Podemos vê-los voando, passeando entre as plantas e até dentro da nossa casa! Nós, do Jardim II, estamos juntos com a natureza, buscando descobrir e conhecer melhor o fantástico mundo dos insetos que existem no Brasil.

________________________________

Cartões

Homenagens de pais e alunos da Educação Infantil ao Augusto Laranja, que completou 38 anos em agosto.

________________________________

Insetos

Iniciamos, no segundo semestre, o projeto sobre os "Insetos" e o primeiro escolhido para conhecermos melhor foi a joaninha.
A joaninha é um inseto inofensivo, muito elegante e adora ficar entre plantas e arbustos. Por meio de dobraduras e desenhos, vejam só que bela joaninha produzimos!

 

________________________________

Falando de Olimpíadas...

A inédita passagem da tocha olímpica pelo Rio de Janeiro chamou a atenção de todos os brasileiros, inclusive, dos nossos "brasileirinhos". O revezamento na condução da mesma foi realizado por algumas celebridades conhecidas das crianças do Jardim II, como Xuxa, Ronaldinho e Daiane dos Santos.
Após um breve histórico sobre as Olimpíadas, os alunos participaram de uma cerimônia simbólica do acendimento da tocha olímpica no Augusto Laranja e registraram suas experiências e novos conhecimentos adquiridos sob a forma de desenhos, aproveitando para desejar aos nossos atletas boa sorte e muitas medalhas para o Brasil!

________________________________

"Tantos lugares... tantas pessoas!"

Como atividade de sensibilização desse projeto, o Jardim II realizou uma pesquisa, via internet, de imagens de pessoas de diferentes regiões brasileiras. Os alunos observaram roupas típicas e costumes das regiões pesquisadas. A imagem que mais chamou a atenção do grupo foi a da baiana - com seus turbantes e roupas rodadas e rendadas, em meio a coqueiros que fornecem exuberante sombra e saborosa água de coco!

________________________________

Trabalho com o valor responsabilidade no Jardim II

Para fazer uso social da responsabilidade, valor estudado no mês de maio, os alunos discutiram e listaram algumas das responsabilidades atribuídas a cada componente do grupo. Eles escolheram, como símbolo do trabalho, a caixa de novidade da sala de aula, onde todos devem guardar seus brinquedos.

Responsabilidades dos alunos do Jardim II:
1. Fazer lições de casa.
2. Guardar os brinquedos dentro da caixa.
3. Cuidar dos brinquedos da Escola.
4. Guardar o estojo no armário.
5. Tomar o lanche cuidando da limpeza da sala.

________________________________

Atividades simples que ensinam muito!

Para trabalharmos de forma interdisciplinar, podemos aproveitar uma única atividade para abordar diferentes temas. Um bom exemplo foi o trabalho com o quebra-cabeça abaixo, confeccionado pelas crianças do Jardim II.

Primeiramente, utilizamos a figura impressa para imaginar em que a menina estaria pensando. Cada criança expôs a sua idéia, surgindo, assim, uma interessante e criativa atividade de linguagem oral. Em seguida, partimos para o desenho das idéias apresentadas e a pintura da figura, desenvolvendo as Artes Plásticas. Por meio de recorte e colagem, as crianças tiveram que dividir a figura em quatro partes e remontá-la, utilizando a linguagem matemática. Ao final, ainda fizemos um texto coletivo, descrevendo o lugar onde a garota estava e seu pensamento, praticando a leitura e a escrita de maneira natural e efetiva.

________________________________


Semana do Trânsito - 10 a 14/5

Durante essa semana, várias atividades significativas foram realizadas e experimentadas pelos alunos do Jardim II A e B. Ao conhecerem e analisarem a simbologia utilizada no trânsito, eles resolveram criar um símbolo que representasse o trabalho, bem como o desejo de tornar mais humano o trânsito de nossa cidade. Então, imaginaram que o carro representaria muito bem o "trânsito", o coração representaria o "amor para com o próximo" e as asas seriam a representação da "paz".
O símbolo ficou realmente um amor!

 

________________________________

Sobre rodas e eixos

Após assistirem ao vídeo Donald e a Roda, os alunos do Jardim II fizeram uma produção artística sobre o tema, abordando o uso social das rodas e sua importância em nosso cotidiano.

________________________________

Dia do Índio - 19 de abril

Jardim II realiza trabalho sobre a importante data.

No Jardim II A, os alunos manifestaram seus conhecimentos prévios a respeito dos índios e, junto com a professora, elaboraram um quadro com as diferenças existentes entre nós (brancos) e eles (índios). Confira:

Brancos
Índios
- Compramos nossa comida no mercado. - Caçam e pescam para se alimentar.
- Usamos roupas e sapatos. - Usam tangas e pintam seus corpos com tintas da natureza.
- Moramos na cidade. - Moram na mata.

No Jardim II B, após a troca de informações sobre o que sabiam sobre os índios, os alunos ouviram a narração da linda história de um menino que era muito feliz em sua tribo. Seu nome era Poti e ele defendia a natureza, ajudando os bichinhos machucados. Eis alguns depoimentos sobre a história:

Esse menino é muito legal...
Eu queria conhecer um índio...
Será que o índio fica triste de não ir ao shopping?
O rio dos índios é limpinho!
Se ele gosta da natureza, por que ele come os animais?


(Bibliografia: MENINO POTI, Ana Maria Machado e Claudius, Ed. Salamandra.)

________________________________

Páscoa: momento de paz e união
A comemoração na Educação Infantil

A Páscoa simboliza mudança. É um estágio de preparação para viver uma nova fase da vida...

O objetivo de comemorarmos a Páscoa é o de tentar mostrar aos nossos alunos o real motivo deste feriado. Ao mesmo tempo, refletir sobre a vida do ser humano e como devemos conduzir nossas mudanças. Elas devem ser realizadas nas atitudes e no planejamento da nossa vida futura, tirando do coração mágoas e sentimentos negativos. A mudança deve ser um processo contínuo e permanente!

Como atividade inicial, perguntamos aos pequenos o que é a Páscoa? Confira, abaixo, algumas respostas:

O Maternal respondeu:
"Amor" - Luana
"Coração de amor" - João Victor
"Amigos alegres" - André
"Orelha do coelho e cestinha" - Ariella
"Coelho" - Paula
"Ovinho" - Isabela
"Chocolate" - Felipe
"Azul" - Fernanda

Para o Jardim I:
"Eu adoro o coelhinho, ele é o meu amor." - Victória G.
"No Guarujá, o coelho escondeu o meu ovo no barco do meu avô." - Yuri
"É muito legal! Já sei fazer ovinhos da Páscoa com jornal." - Bruna
"O coelhinho trouxe um brinquedinho e colocou embaixo do tapete." - Pedro
"Ver o coelho e ganhar ovos." - Isabella
"Ver o coelho bem grande, comer muitos ovinhos de chocolate e passar as 'férias' em Ibiúna." - Isabel
"Primeiro eu como um jantar e, depois, os ovinhos de Páscoa." - Bruno
"Quando eu sonho com ovo de Páscoa amarelo." - Caio
"A Páscoa é o símbolo da Páscoa." - Giovana
"Dia de harmonia e felicidade." - Guilherme
"É o dia (em) que os coelhinhos trazem ovos." - Isabella
"O coelho traz ovos para as crianças." - César
"A Páscoa é um dia de amor." - Eduardo
"Quando o coelho traz o ovo, chegou a Páscoa!" - Lívia
"Quando a gente come ovo de chocolate." - Lucca

________________________________

Atividades da Semana de Páscoa (05 a 07/4)

Cada sala trabalhou com os símbolos da festividade e criou um cartaz com aquele escolhido. Veja o exemplo do Jardim II.

Após conhecermos o significado de cada símbolo da Páscoa, o grupo interessou-se mais pelo "ovo". Ele é o mais antigo símbolo da festa, representando fertilidade e o começo de uma nova vida!
Jardim II A e B

Teve também um teatro especial, baseado no livro A aventura maluca do Papai Noel e do Coelho da Páscoa, apresentado aos alunos, e a brincadeira "Caça ao Coelho", garantindo grande motivação e alegria na celebração no Augusto Laranja.

________________________________

Dia da Poesia - 14 de março

As crianças são extremante receptivas às quadrinhas e a todo texto que ressalta o caráter lúdico da linguagem. Procuramos aproveitar as aulas para colocá-las em contato com ritmos e rimas, para que aprendam desde cedo que a língua pode estar a serviço da poesia.

O foguete espacial

Esta noite Nicolau,
um menino bem legal,
teve um sonho sem igual!
Voando no céu infinito,
ele era o astronauta
de um foguete espacial!

________________________________

Parceria de sucesso!
7 de setembro

A escrita do nome próprio

Esse é um trabalho que gera uma relação de identidade entre a criança e a escrita. Afinal, o nome próprio é o marco de identificação da criança e, por isso, tão valorizado por ela. A primeira letra do nome é sempre a mais reconhecida. Tanto que muitas crianças, inclusive, criam uma relação tão forte de identidade que, em geral, as leva a chamá-la de "minha letra"!